Diocese de Santo André

Entenda o que são as Áreas Pastorais da nossa Diocese

As áreas pastorais correspondem à forma atual de promover a Pastoral de Conjunto, ou Orgânica, em nossa Diocese. Através delas se aproximam pastorais, movimen­tos e associações que possuem finalidades semelhantes. São sete as Áreas Pastorais na Diocese de Santo André, que reúnem todas as forças vivas: clérigos (bispo, presbíteros e diáconos), con­sagrados (religiosos, virgens e viúvas consagradas e membros de No­vas Comunidades) e leigos (coordenadores, agentes de pastoral e fiéis em geral).

*

Área Pastoral 1

Ministérios Ordenados e Vida Consagrada

A área pastoral 1 reúne pastorais e movimentos bastante específicos: os ministros ordenados (pela Pastoral Presbiteral), os religiosos, religiosas e consagrados (pelo Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil) e todos os grupos que se relacionam diretamente com a promoção vocacional da diocese ao diaconado e ao presbiterado (Comissão Diocesana dos Diáconos, Escola Diaconal Diocesana, Seminário Diocesano e Pastoral Vocacional), bem como às diversas formas de vida consagrada(viúvas, leigas e novas comunidades).

Os grupos da área 1 tem como objetivo unir e articular os membros e os grupos afins, tendo Deus como referência, visando o bem estar em todas as dimensões (espirituais, físicas, intelectuais etc), para que os servidores da Igreja com especial consagração possam ter bom êxito em seus trabalhos apostólicos, sentindo-se realizados e sendo, assim, inspiração para futuros sacerdotes, diáconos, religiosos ou consagrados. Cada grupo trabalha com uma frente ou com mais de uma, dependendo do seu foco: serviço às paróquias, escolas, grupos de risco e tantas outras atividades específicas.

  1. Serviço de Animação Vocacional
  2. Pastoral Presbiteral
  3. Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes
  4. Núcleo Diocesano da CRB
  5. Ordem das Virgens e Viúvas consagradas

*

Área Pastoral 2

Para o Laicato, a Vida e a Família

A Área Pastoral 2 congrega as forças diocesanas voltadas à maior porção do Povo de Deus: os que encontram no batismo o caminho e a fonte essenciais de sua vocação, concretizada em diferentes serviços desempenhados pelos leigos no seio da Igreja, na vida familiar e, nas mais variadas dimensões do mundo, através da promoção da vida em sua integralidade (LG, 31).

Tendo por base o mistério pascal, estes grupos cultivam o discipulado a Jesus Cristo, de maneira que, vivendo diariamente a fé e a conversão, deem testemunho de Cristo Ressuscitado no mundo. Assim, sua missão na Igreja é anunciar o Evangelho da vida reconhecendo Jesus presente em todas as realidades de sofrimento, em especial na pobreza, não tida somente como pobreza material; recordando, no entanto que: “Sem a opção preferencial pelos pobres, o anúncio do Evangelho corre o risco de não ser compreendido ou de afogar-se naquele mar de palavras que a atual sociedade da comunicação diariamente nos apresenta” (EG, 199); reconhecendo a importância da vida familiar como patrimônio da humanidade (DAp, 114), promovem, em nome da Igreja – nos âmbitos da espiritualidade conjugal, do engajamento.

  1. Conselho Diocesano de Leigos
  2. Comissão Diocesana em Defesa da Vida
  3. Pastoral Familiar
  4. Encontro de Casais com Cristo
  5. Movimento Familiar Cristão
  6. Equipe de Nossa Senhora (ENS)
  7. Comunidade Nossa Senhora da Esperança
  8. Comissão Diocesana do Setor Juventude
  9. Apostolado da Oração
  10. Irmandade do Servo Servidor (ISSO)
  11. Legião de Maria
  12. Movimento Apostólico de Schoenstatt
  13. Movimento da Renovação Carismática Católica
  14. Sociedade São Vicente de Paulo
  15. Liga Católica Jesus, Maria e José
  16. Movimento Mães e Madrinhas Orantes pelos Sacerdotes
  17. Movimento “Mães que Oram”
  18. Movimento dos Focolares
  19. Movimento do Terço dos Homens
  20. Movimento da Cultura da Misericórdia
  21. Movimento do Caminho Neo-Catecumenal
  22. Oficinas de Oração
  23. Novas Comunidades

*

Área Pastoral 3

Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

A Área Pastoral 3 reúne grupos eminentemente importantes para a nova configuração evangelizadora da Igreja Católica, em especial após o Concílio Vaticano II. Conselho Missionário Diocesano (COMIDI)

A atuação dos grupos e movimentos que compõe esta área se dá na perspectiva da organização pastoral em busca de uma Igreja em saída, no apoio material em prol de todas as realidades eclesiais mais necessitadas de recursos e no incentivo à missão, num processo permanente e de responsabilidade de todos, em favor da organização e animação para a missão, incluindo a formação e espiritualidade missionária.

  1. Infância e Adolescência/ Juventude Missionária
  2. Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
  3. Comissão “Paróquias e Comunidades Irmãs”

*

Área Pastoral 4

Animação Bíblico-Catequética

A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética tem como objetivo promover a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica, em unidade, comunhão e participação de todos os catequistas, fazendo com que a vivência do discipulado em toda ação catequética esteja à serviço da Iniciação à Vida Cristã, estimulando a atividade evangelizadora por meio do testemunho que deseja atrair adultos, jovens, adolescentes e crianças à experiência concreta e pessoal com Jesus Cristo e a vinda de seu Reino, por meio de uma Catequese Querigmática e Mistagógica.

  1. Equipe Diocesana de Catequese
  2. Setor Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo
  3. Setor Catequese com Jovens e Adolescentes
  4. Setor Catequese com Crianças
  5. Comissão Bíblico Pastoral da Diocese

*

Área Pastoral 5

Liturgia

A Área Pastoral 5 abrange diferentes grupos, que tem como objetivos:

  • suscitar a vida litúrgica na Diocese, oferecendo suporte integral (promoção, fortalecimento, acompanhamento e formação) , realizado em todos os âmbitos (diocesano, regional e paroquial);
  • refletir o Cristo servo, levando sua presença a quem mais necessita, mediante um trabalho de comunhão;
  • favorecer a participação ativa de jovens, crianças e famílias na vida eclesial, fomentando o conhecimento, a ministerialidade e o compromisso com a fé cristã.
  • despertar entre os diocesanos o sentido do discipulado-missionário no seguimento a Jesus Cristo (DAp 20), através de sua vertente específica – a Sagrada Liturgia – pois “ao vivê-la, celebrando o Mistério Pascal, os discípulos de Cristo penetram mais nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários
  1. Comissão Diocesana de Liturgia
  2. ABC Litúrgico
  3. Equipe de celebração Diocesana
  4. Setor Música
  5. Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários
  6. Comissão dos Ministérios Extraordinários

*

Área Pastoral 6

Ação Social Transformadora

Os objetivos da área pastoral 6 podem ser resumidos nas seguintes ideias: evangelização, inclusão, dignidade e saúde. Todas as iniciativas visam evangelizar, a maioria com um público alvo específico. O que a área 6 tem de próprio é o jeito, que, por atender a públicos, no bom sentido “seletos”, que foram apontados pela sociedade como “não cidadãos” ou “quase cidadãos”, em afirmação profética do Papa Francisco, necessitam de métodos e agentes especiais, para atendimento.

O centro da área 6 é a questão da inclusão daqueles que estão nas periferias existenciais. Buscam resgatar: migrantes, gestantes, crianças, dependentes e adictos (pessoas em recuperação dos vícios, em especial álcool e drogas), bem como suas famílias, idosos, a cultura negra, trabalhadores, presos, crianças e adolescentes em situação de risco, moradores em situação de rua, bem como todos os excluídos.

  1. Pastoral da Criança
  2. Pastoral do Menor
  3. Pastoral da Pessoa Idosa
  4. Campanha da Fraternidade
  5. Pastoral Operária
  6. Pastoral da saúde
  7. Pastoral da sobriedade
  8. Setor Inclusão
  9. Pastoral Carcerária
  10. Pastoral do Migrante
  11. Pastoral Afro-brasileira
  12. Pastoral do Dízimo

*

Área Pastoral 7

Para a Cultura, Educação, Diálogo e Comunicação

A área pastoral 7 congrega pastorais que querem, por sua ação e testemunho, promover a cultura e espiritualidade do acolhimento. De acordo com a ação de cada pastoral tem objetivos específicos como:

  • Promover o diálogo ecumênico e inter-religioso desenvolvendo o espírito de fraternidade e de cooperação entre as Igrejas Cristãs abertas ao diálogo.
  • Animar e articular a comunicação na Igreja do Brasil, com os meios e os processos de comunicação, tendo presente a cultura e as linguagens das novas tecnologias no anúncio do Reino de Deus aos povos.
  • Promover e defender os valores culturais, a educação e o ensino religioso. Ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação integrando os valores culturais à dimensão religiosa.
  • desenvolve seu apostolado junto às estruturas acadêmicas, buscando ser sinal de Cristo, o pedagogo do Pai e testemunhando a proximidade da Igreja com o âmbito da educação e do diálogo ecumênico e inter-religioso. Como exceção, configura-se a PASCOM, que tem uma boa inserção nas paróquias e fomenta sua ligação com a Diocese.
  1. Pastoral da Educação e Ensino Religioso
  2. Pastoral Universitária
  3. Equipe Ecumênica
  4. Pastoral da Comunicação (PASCOM)
  5. Pastoral da Acolhida
  6. Comissão dos Bens Culturais

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão