Diocese de Santo André

Missa, Sarau e Palestra marcam os 30 anos da Pastoral Afro na diocese

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Pastoral Afro da Diocese de Santo André realizou a celebração religiosa mais o evento Afro Sarau, com várias apresentações musicais e uma palestra que retratou a caminhada desde a Campanha da Fraternidade de 1988. O ato também celebrou os trinta anos desta pastoral em nossa diocese. Foi no domingo, dia 18 de novembro, na Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Avenida Presidente Gales, 637 em Santo André. A missa rezada às 16h foi presidida pelo Padre José Enes de Jesus, Assessor Nacional da Pastoral Afro. Em seguida, o Afro Sarau aconteceu no salão da paróquia com o tema: “Avanços e recuos da Campanha da Fraternidade 88 até os nossos dias”, tendo como palestrante o próprio, Padre José Enes. Ao final, a tradicional partilha da comida.

O Assessor Eclesial desta pastoral na diocese, Padre Edmar Antonio de Jesus, pároco da paróquia onde tudo aconteceu, acolheu a todos, homenageando Da. Jovina, com 91 anos e que muito o ajudou no tempo em que foi seminarista. Presença no presbitério do Diácono Vicente e do seminarista Vinicius.

Em sua homilia de Padre Enes recordou que: “Vivenciamos uma data importante para o Brasil e não são só para os negros. Lembro-me de como tudo começou há 35 anos, cinco anos antes da Campanha da Fraternidade de 1988. Do nosso trabalho lá em Brasília com o grupo de Agentes da Pastoral Afro, ajudando na construção dos textos da CF. Foi uma coragem grande dos bispos do Brasil em iniciar este debate. Basta lembrar que até as ordens religiosas, aqui no Brasil, tinham escravos. Temos exemplos aqui no Grande ABC, como São Bernardo do Campo e São Caetano no século XVIII”.

E concluiu afirmando: “Todos nós sabíamos como era antes de 1988. Claro que ainda falta andar muito, mas é evidente que já conquistamos muito em comparação ao passado. Cabe agora cada brasileiro, principalmente os cristãos, permanecerem juntos nesta luta que é justa, buscando sempre a igualdade entres todos, independente da raça”.

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão