Diocese de Santo André

Encontro da Pastoral da Educação reforça legado da Pedagogia de Jesus para transformação da sociedade

Manhã de Formação e Espiritualidade reuniu na terça-feira (22/01) mais de 300 profissionais da área, no primeiro evento do ano organizado pelo setor educacional da Diocese de Santo André

 

Destacando a inspiração em Jesus Cristo para a atuação profissional e reforçando o protagonismo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, a Pastoral da Educação da Diocese de Santo André promoveu na manhã de terça-feira (22/01), a primeira atividade de 2019 com palestras e dinâmicas de ‘Formação e Espiritualidade’ para 350 educadores e educadoras de todo o Grande ABC, em evento realizado no Teatro do Externato Santo Antônio, no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul.

Com a temática: “Educar como Jesus educou”, o encontro reuniu professores e professoras, catequistas, e diáconos de quatro colégios da região (Vesper e Sagrada Família – Santo André; Monsenhor Alexandre – Mauá; e Externato Santo Antônio – São Caetano do Sul), além de professores e professoras da rede pública, bem como representantes de associações como o Lar Menino Jesus – Santo André e a Casa Padre Luis Scrosoppi – São Caetano do Sul.

O evento contou com a abertura do coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Renan Evangelista Silva, que destacou trechos bíblicos e depoimentos do Papa Francisco sobre os educadores serem “ricos em humildade para contribuir na formação integral do ser humano”.

Já as palestras apresentadas pelos professores César Fialho e Wagner Cipriano abordaram, respectivamente, a “A Pedagogia de Jesus renovando atitudes e metas” e o “Protagonismo Docente e a abertura de novos horizontes pedagógicos”.

Salmos também foram entoados pelos presentes durante a abertura, intervalo e encerramento do encontro.

 

*

Avaliação e legado

“É o primeiro ano na semana pedagógica que conseguimos reunir os colégios católicos, antes do início do ano letivo. Foi um evento muito bom, tanto na fala do professor César Fialho, motivando e entusiasmando os educadores, quanto na fala do professor Wagner, também provocando essa reflexão do papel do educador”, ressalta Renan, ao agradecer a acolhida da Congregação das Irmãs da Providência.

Segundo o coordenador diocesano da área educacional, a organização da atividade foi baseada nos debates ocorridos no Sínodo Diocesano, realizado durante o ano de 2017. Ele espera que o legado desta atividade produza frutos na relação entre a igreja, o ensino e o cidadão.

“Esse encontro revela alguns marcos da pastoral para 2019. O bispo (da Diocese de Santo André), Dom Pedro (Carlos Cipollini), aprovou as diretrizes dos colégios católicos que, a partir de agora, será um norte para os colégios que atuam na Diocese. Isso nasceu de uma provocação do Sínodo – saiba mais acessando https://sinodo.diocesesa.org.br/ – que pediu uma diretriz e um trabalho mais forte, aproximando colégio, paróquia e comunidade”, comenta Renan.

Anfitriã do encontro, a diretora geral do Externato Santo Antônio, Simone Valente, valorizou a iniciativa da Pastoral da Educação em oferecer a oportunidade de uma formação mais profunda baseada nos valores católicos. “Foi muito válido e esperamos que continue. Os professores ficaram contentes e satisfeitos”, frisa.

 

*

Motivação e vocação

Em formato dinâmico e com bastante interatividade, o professor universitário, psicólogo e teólogo, César Fialho, 40 anos, apresentou a palestra “A Pedagogia de Jesus renovando atitudes e metas”, que chama a atenção para cinco elementos básicos que cada educador e cada educadora devem ter para a manifestação do amor em sua profissão: autoestima, empatia, afetividade, transparência e espírito desarmado.

“Acredito que o principal (ponto da atividade) é valorizar o papel dele (participante do evento) enquanto educador. Enquanto o educador não perceber que o papel dele é fundamental, ele não vai entregar o máximo que pode. Só há engajamento do profissional quando ele percebe o que faz tem valor. Então, a intenção principal é despertar no educador o papel fundamental que ele tem na realização e na implantação de um projeto de um mundo melhor”, explica.

 

*

Autoridade e protagonismo

Formado em Pedagogia, Filosofia e Teologia, o professor Wagner Cipriano destacou durante a apresentação da palestra “Protagonismo Docente e a abertura de novos horizontes pedagógicos” o papel do educador e a referência na sociedade. Ele destaca duas questões fundamentais para o sucesso da empreitada.

“Primeiro que eles (educadores) são instrumentos importantes e pessoas fé para a Igreja. Os professores são braços que chegam em determinados locais de difícil acesso para evangelizar. O segundo é o despertar para o testemunho. Vivemos tempos complexos em que o falar não se sustenta, se você não tem uma corroboração com a prática. Espero que deste encontro saiam entusiasmados e deem esse testemunho do entusiasmo do evangelho”, salienta.

 

*

Aprendizado

“Essa experiência foi maravilhosa. A primeira vez que participo. É levar para a vida, o conhecimento, principalmente para as crianças, ou seja, passar confiança e fazer as tarefas com amor”, sintetiza a educadora Bheatriz Dias Santos, da Casa Padre Luís, em São Caetano do Sul.

“Levo como ensinamento a importância de se conhecer profundamente quem sou eu, da questão de trabalhar não somente a mente, mas o aspecto da saúde corporal, de dormir bem, do descanso, do equilíbrio entre o corpo e a mente. Neste sentido, a formação é muito relevante”, avalia o Diácono Vágner Monteiro da Silva, 55 anos, da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra.

“Precisamos ter um sentido em tudo que vamos fazer em nossa vida. Trabalhar por um objetivo, com vontade, por prazer. Quando vamos fazer algo que não gostamos, ficamos desmotivados. Por isso é importante buscarmos a harmonia em tudo que realizarmos em nossa vida”, complementa a pedagoga Leonice Fernandes de Araújo Silva, 50 anos, da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Mauá.

 

*

Próximo encontro

Ao final da manhã de formação e espiritualidade, a Pastoral da Educação divulgou nova atividade que acontecerá no dia 23 de fevereiro (sábado), das 8h às 12h, no Externato Santo Antônio, com a temática ‘Fraternidade e as Políticas Públicas’, a fim de aprofundar a Campanha da Fraternidade. Mais informações em breve aqui no site da Diocese.

*

Reportagem e fotos de Fábio Sales

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO