A Diocese de Santo André participou das comemorações dos 80 anos do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, celebrado na segunda-feira (25/02), cuja data da primeira reunião realizada pelo grupo ocorreu neste mesmo dia, só que no ano de 1939, na França.
Atualmente, o movimento de casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã contabiliza 13,6 mil equipes de base, 69 mil casais e 10 mil sacerdotes ou conselheiros espirituais presentes em 90 países dos cinco continentes. Somente no território diocesano, as Equipes de Nossa Senhora registram a atuação de 241 casais e 38 conselheiros espirituais.
Aqui, o movimento surgiu na década de 1970, mais precisamente há 44 anos, quando ocorreu a primeira visita e reunião no Bairro Camilópolis, na cidade andreense. As comemorações ocorreram em todo o mundo. Na região São Paulo Sul I não foi diferente. Cada equipe se manifestou de forma que fosse recordado o início da formação das equipes, através de uma reunião especial ou celebrações eucarísticas, com direito a bolo.
“O caminho do projeto de vida que as Equipes de Nossa Senhora nos propõe baseia-se nesta enorme graça que nos foi concedida: o carisma da espiritualidade conjugal que passa para nós, homens e mulheres imperfeitos que ao aderirmos a este dom, manifestamos os nossos próprios pontos fortes e também as nossas fragilidades, uma vez que somos portadores de luzes e sombras, para nunca perdermos a capacidade de discernimento e autocrítica”, avalia o casal coordenador diocesano, Gláucia e Marcelo Bianchi. Como nos recorda o Papa Francisco, se fizermos uma analogia com a família das ENS: “não existe família perfeita, mas há que não ter medo da imperfeição, da fragilidade, e nem sequer dos conflitos, durante os quais não podemos nunca perder a nossa mística, nem o sentido de colegialidade para discernir sobre a vontade Deus”, complementa o casal.
Atuação na Diocese
Há 44 anos aconteceu o ponto de partida para a atuação das Equipes de Nossa Senhora na Diocese de Santo André, quando na cidade andreense, mais precisamente numa casa do bairro Camilópolis, ocorreu a primeira reunião organizada por um casal vindo de Brasília que visitava os seus familiares e explicava quais os objetivos do movimento para alguns casais das redondezas. Edith e João era o casal que viajava mensalmente, de Brasília ao Grande ABC, com o intuito de formar equipes de Nossa Senhora.
Foram duas equipes formadas que existem até hoje, a ENS Famílias (Setor São Caetano) e a ENS Imaculada Conceição (Setor Santo André – Ruy e Benite).
Atualmente, a Região São Paulo Sul I está estruturada em seis setores, sendo quatro setores pertencentes à Diocese de Santo André:
- Setor Santo André A – 40 casais
- Setor Santo André B – 60 casais
- Setor São Bernardo/Diadema – 78 casais
- Setor São Caetano – 63 casais
- Total: 241 casais e 38 conselheiros espirituais
História
Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma senhora casada, ainda jovem, que desejava receber conselhos sobre a vivência espiritual de seu Matrimônio. Ele então lhe diz que seria bom que o marido também ouvisse os mesmos conselhos. Alguns dias depois, esta mesma jovem senhora volta, acompanhada do marido.
Este casal não desejava ser o único a se beneficiar dos conselhos sacerdotais e sugere a presença de alguns casais amigos, jovens como ele. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie na busca de viver o seu amor conjugal à luz da sua fé cristã. “Por que não nos reunimos para pesquisarmos juntos sobre o Matrimônio cristão?”, responde-lhes o Padre Caffarel, e, dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o casamento estava lançado.
No dia 25 de fevereiro de 1939, na residência de um deles (Rue du Champ de Mars, nº 33 – Paris), reúnem-se o Pe. Caffarel e quatro casais. Teve lugar, assim, a primeira reunião de equipe. Embora não conscientemente, estavam participando do nascimento do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.