Diocese de Santo André

COMIDI projeta ações visando Mês Missionário Extraordinário

O COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) realizou na manhã de sábado (06/04), reunião para reforçar a implementação dos COMIPAs (Conselhos Missionários Paroquiais) nas paróquias e COMIRPs (Conselhos Missionários das Regiões Pastorais) em cada uma das dez regiões pastorais, visando os trabalhos preparativos ao MME (Mês Missionário Extraordinário), que acontecerá em outubro deste ano.

Entre as propostas do COMIDI estão as visitas missionárias nas paróquias, realizadas desde janeiro de 2019; apresentar a formação sobre o COMIPA no CRP (Conselho Regional de Pastoral) e a convocação do COMIRP. Por outro lado, o COMIRP partilha a realidade de cada região pastoral e apoia a criação dos COMIPAs.

O levantamento do território paroquial será realizado para o projeto de setorização ser bem-sucedido, posteriormente com a organização dos setores, a formulação das estratégias, a formação das referências dos setores e o acompanhamento dos trabalhos.

*

Mês missionário

Outra meta é fazer com que os CRPs (Conselhos Regionais de Pastoral) divulguem o material explicativo sobre os conselhos missionários e a implementação dos mesmos nas paróquias, além de apresentar um resumo das propostas para o Mês Missionário Extraordinário, que será um impulso valioso nas iniciativas missionárias do 8º Plano de Pastoral.

Entre elas, as Visitas Missionárias Regionais e as Novenas Missionárias, em sintonia com as solicitações do Papa Francisco e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), serão realizadas em cada uma das dez regiões pastorais, com a escolha de uma paróquia sede, como preparação para receber a Vigília Missionária Regional, no dia 19 de outubro de 2019.

*

Sobre a reunião

Ocorrido no 3º andar do prédio da Cúria Diocesana, o encontro teve início com a leitura da ata da reunião do COMIDI em fevereiro, seguida da partilha das visitas nas paróquias da região, a fim de promover o levantamento dos trabalhos missionários em cada igreja; a presença do CRP e apresentação do material de apoio; o itinerário das atividades de 2019 e encerrando com a oração do Mês Missionário Extraordinário.

“Trabalhamos muito a questão da implementação dos COMIPAs e dos COMIRPs, ao reforçar esse trabalho do COMIDI dentro dos CRPs. A partir do levantamento apresentado neste mês, das paróquias onde tem COMIPA, começaremos o trabalho de implementação dos COMIPAs e a convocação desses conselhos missionários de cada região pastoral com vistas às tarefas preparatórias para o Mês Missionário Extraordinário”, analisa o coordenador diocesano da IAM e integrante do COMIDI, Glauber Machado.

Conduzida pelo coordenador do COMIPA na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Região Santo André – Leste, Vanderson José de Assis, a reunião também aprofundou as prioridades de atuação dos conselhos elencadas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, como uma Igreja que fortaleça a cultura e espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.

“Valorizamos a formação do COMIPA sobre a setorização das paróquias, caminhando para que as coisas aconteçam e fortalecendo o COMIDI para dar seguimento naquilo que é pedido pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral,  que é a questão da Igreja em Saída, como também pede o Santo Padre”, revela Vanderson, que também faz parte do COMIDI e do COMIRP.

Entenda como funciona cada conselho missionário da Diocese de Santo André:

*

COMIDI

A Comissão Missionária Diocesana conta com representações de diversas expressões missionárias como IAM (Infância e Adolescência Missionária), CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e CNIS (Conferência Nacional dos Institutos Seculares), além de um representante de cada região pastoral.

O COMIDI atua em duas grandes frentes durante o início do 8º Plano de Pastoral: primeiro, seguindo o itinerário 5, ou seja, criar subsídios missionários e itinerários formativos para serem usadas nas paróquias. Segundo, estruturará os COMIRPs e, através deles, oferecerá apoio as paróquias na criação dos COMIPAs e no trabalho de setorização.

*

COMIPA

O Conselho Missionário Paroquial não se propõe a ser mais uma pastoral ou movimento que se deve implantar. Ao contrário, trata-se de uma instancia de comunhão, organização e planejamento daquelas pastorais ou movimentos que já atuam ou que venham a atuar no território paroquial no viés missionário. Realidades como a Pastoral da Visitação, Movimento dos Vicentinos, Visita da Mãe Rainha… Todos podem compor o COMIPA.

No contexto do 8º Plano de Pastoral, o COMIPA vem somar de forma significativa no planejamento, execução e estruturação do projeto de setorização previsto no itinerário 6. A mesma é um valioso auxílio na ação evangelizadora da paróquia, porque além do aspecto organizacional, sua espiritualidade missionária impele a comunidade paroquial a sair ao encontro dos mais pobres e se fazer presente nas periferias geográficas e existenciais.

Auxilia o CPP (Conferência de Pastoral Paroquial) no fornecimento de dados e contribuindo na execução das iniciativas missionárias da paróquia.

*

COMIRP

No contexto do 8º Plano de Pastoral, o Conselho Missionário da Região Pastoral se refere as regiões pastorais da Diocese de Santo André. Formada por dois representantes dos COMIPAs das respectivas paróquias, essa comissão ajudará em dois pontos importantes: uma, seguindo o itinerário 7 das visitas missionárias, o COMIRP poderá articular uma missão na região pastoral anual ou semestralmente, ajudando a paróquia em questão na preparação logística e estratégica, formando visitadores missionários e dando suporte para que a paróquia possa colher frutos da missão em mutirão.

A outra tarefa do COMIRP é a de ajudar na implantação do COMIPA nas paróquias que ainda precisam, além de discutir realidades que afetam a região como um todo.

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão