[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Durante tarde de espiritualidade, bispo apresentou palestra baseada em mensagem do Papa Francisco sobre os três pilares da relação para os futuros padres
“Não se pode viver o sacerdócio sem uma missão e ser um bom padre sem um diálogo filial com o bispo”. As reflexões do Papa Francisco serviram de tema central para a palestra realizada na terça-feira (16/04) pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, para cerca de quarenta seminaristas diocesanos, durante Tarde de Espiritualidade no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do prédio Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana, no Centro andreense.
A formação foi constituída por três momentos: o primeiro sobre a leitura, meditação e as ressonâncias das mensagens do Papa Francisco aos seminaristas da Diocese de Agrigento, Sicília, na Itália (realizada no dia 24 de novembro de 2018); o segundo, a veiculação de um vídeo documentário sobre a realidade da Igreja na Prelazia do Marajó, no Pará e o trabalho pastoral de Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo emérito desta prelazia; e num terceiro momento, um café de confraternização entre os presentes e troca de ideias com o bispo.
“Essa tarde de espiritualidade tem como objetivo refletir sobre a caminhada de vocês rumo ao sacerdócio. A importância do relacionamento com o bispo, com os padres, a comunidade e o povo de Deus”, salienta Dom Pedro.
Em 2017, o Papa Francisco destacou três pontos fundamentais para todo seminarista: fraternidade, oração e missão.
Relações com o bispo e o povo
Após a oração inicial, Dom Pedro apresentou um texto para reflexão e aprofundamento das três relações da diocesaneidade, baseadas no diálogo do Papa Francisco com seminaristas da diocese italiana, em que afirma: “Não se pode viver o sacerdócio sem uma missão”.
Durante a palestra, Dom Pedro diz que a espiritualidade do padre diocesano é formada por três pilares: a relação com o bispo, a relação com o presbitérios, ou seja, com os padres, e a relação com o povo. O texto reafirma que a relação com o bispo é fundamental, “porque é o pai que nos acompanha, e aquele que ajuda a discernir a voz de Deus”.
“A missão é carregada do Espírito Santo. Por isso, recomendo-vos no seminário aprendei a ver o bispo como o pai que foi colocado ali para vos ajudar, a crescer e para vos acompanhar nos momentos do vosso apostolado, nos períodos tristes e alegres”, cita Dom Pedro.
Com os padres, Dom Pedro destacou o tema da correção fraterna. “Deve haver espaço para os próprios padres, sendo cultivado desde o seminário, possam de fato corrigir-se uns aos outros, evoluindo no caminho de santidade, de perfeição”.
“Na Igreja, a correção fraterna é muito importante. Faz com que cresçamos na vida. Mas que seja feita com amor e na intenção de ajudar o próximo”, frisa Dom Pedro.
Por último, mas não menos importante, a relação com o povo, “que não pode ser uma relação clericalista, mas sim uma relação de alguém que faz uma missão confiada por Deus”.
“O sacerdote vem do povo, da comunidade cristã e está a serviço do povo. Não podemos esquecer de onde viemos”, conclui Dom Pedro, sobre a reflexão do Papa Francisco.
Vídeo documentário
Após mais de uma hora de palestra, os seminaristas assistiram um video documentário sobre a realidade da Igreja na Prelazia do Marajó, no Pará, e o trabalho pastoral de Dom Azcona, bispo emérito desta prelazia e ativista da causa socioambiental desde 1985 naquela região.
Produzido pela TV Aparecida, o material aborda problemas graves recorrentes na região, como a falta de acesso aos direitos básicos e respeito aos direitos humanos, a ausência de assistência do poder público, a insegurança fundiária, além da alta escala da prostituição infantil, do tráfico de pessoas e violência.
Dom Azcona é precursor destas lutas sociais por melhores condições de vida da população, sendo inclusive, ameaçado de morte por denunciar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes naquela região.
Ao final do encontro, Dom Pedro desejou uma Feliz Páscoa num café de confraternização com os seminaristas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]