Em reunião realizada na manhã de terça-feira (02/04), o padre Carlito Dall’Agnese e o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, assinaram o termo de doação da Chácara Querência.
Localizado no km 36,7 da Estrada Velha de Santos, no Caminho do Mar, o terreno pertencia ao Pe. Carlito há mais de quatro décadas. No espaço também foi construída a Capela Jesus da Serra do Mar, em 2013, encravada em meio a exuberante flora que enfeita a Chácara Querência (“Morada de Deus”), nome de origem gaúcha que significa lugar em que as pessoas se querem bem.
Residente na chácara, Pe. Carlito Dall’Agnese, pároco emérito da Paróquia São José, em São Bernardo do Campo, ali dedicados 29 dos seus 56 anos de sacerdócio, sempre enfatizou que o local está inteiramente à disposição da Evangelização, sobretudo como espaço de estudos, oração e lazer. Que Deus o abençoe pela iniciativa, recebendo também a gratidão de nossa Diocese.
“O objetivo é que a Diocese de Santo André utilize o espaço para o serviço de evangelização das pessoas”, ressalta Pe. Carlito, que completará 83 anos no próximo dia 19 de abril.
O local sediava retiros, palestras, encontros de jovens e casais. Sempre com foco teológico-pastoral e o cuidado de ser também um espaço ecumênico.
“A chácara é lugar tranquilo, para encontro de formação e fé, mas também de lazer e confraternização. Temos boas histórias no local”, conta Pe. Carlito, gaúcho de Guaporé e cidadão honorário são-bernardense, ao relembrar que o local é um refúgio para recarregar as energias.
“A Diocese de Santo André recebe com grande alegria essa chácara para que continue sendo um local de reflexões, orações e momentos de descanso e confraternização. Nosso agradecimento ao Pe. Carlito”, avalia Dom Pedro.
Também participaram do encontro, o assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário da Cúria Diocesana de Santo André e do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, o chanceler diocesano Pe. William Mariotto Torres, e o assessor diocesano da Comissão Diocesana de Liturgia, Guilherme Franco Octaviano.
“A vinda da Chácara Querência para os cuidados da Diocese é de suma importância. Há quase quarenta anos ela serve de espaço de confraternização e evangelização, já que o Pe. Carlito utilizava para isso. Que possamos dar continuidade ao ardor evangelizador do Pe. Carlito, que sempre gostou de reunir pessoas para refletir sobre a nova Evangelização, com muita alegria e senso de acolhida e amor pela Igreja. Para nossas comunidades, será um espaço a mais de encontro”, reflete o Pe. Guilherme.