Exercitando as práticas da oração, penitência e caridade, a Paróquia Maria Mãe dos Pobres, localizada no Jardim Canhema, em Diadema, realiza na próxima sexta-feira (12/04), às 5h30, a Santa Missa de agradecimento pela iniciativa que reuniu a comunidade durante todas as sextas-feiras do tempo da Quaresma.
“Nós lutamos juntos o ano todo e nesse tempo fazemos o bem de uma forma mais recorrente. Onde eu pude realizar esse gesto, nas comunidades onde passei, eu fiz. Espero levar adiante por onde passar, para ajudar o nosso povo a não perder de vista o espírito de conversão quaresmal”, enfatiza o pároco Pe. Julio Rodrigues Neves.
O sacerdote ainda reforça as ações em prol da temática da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Políticas Públicas” e dos itinerários definidos pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, entre eles, de oração e convivência comunitária, fortalecendo o sentimento de pertença e comunhão na vida em comunidade; e ação solidária, buscando meios para suscitar a solidariedade, ao desenvolver ações com foco no auxilio e na partilha de doações aos mais pobres e necessitados da sociedade.
“A Paróquia procura realizar ativamente a Campanha da Fraternidade, e coloca em prática já bem antes de elas existirem, as propostas, metas e prioridades do Sínodo Diocesano, graças a Deus! Estamos em comunhão e unidade com a igreja diocesana e universal”, reitera.
A Paróquia Maria Mãe de Deus está localizada na Rua 22 de abril, 269 – Jardim Canhema, em Diadema. Durante as sextas-feiras da Quaresma abre as portas às 4h45, tendo início a missa às 5h30. Após o começo da celebração, Pe. Julio percorre as ruas do bairro, em procissão, sempre rezando a oração de um terço diferente; às 6h retorna para a liturgia da palavra, homilia, ofertório, comunhão e benção final ao povo.
*
Experiência motivadora
“Misericórdia Senhor, misericórdia… misericórdia!”. Com o canto desse refrão, o povo da Paróquia Maria Mãe dos Pobres inicia nas sextas-feiras durante a quaresma a sua penitência da madrugada. Centenas de pessoas vindas dos bairros vizinhos e das seis comunidades que compõem a paróquia são acolhidas à porta da igreja pelo padre Julio, que saúda e anima a todos.
Trazem nas mãos as doações do chamado “gesto concreto” de caridade, que a cada semana são doados para instituições de caridade ligadas à igreja. Cada ano aumentam os participantes e as doações. Nesse ano, a arrecadação totalizou 4 toneladas de alimentos, fraldas geriátricas, produtos de limpeza e outros mantimentos.
Algumas das entidades que recebem a ajuda do gesto concreto da Igreja Maria Mãe dos Pobres agradecem o ato de generosidade ao povo da paróquia, como a Comunidade Padre Pio (SBC); Associação Lar Menino Jesus (SA); Creche Jesus de Nazaré (SBC); Asilo São Vicente de Paulo (SBC); além dos Vicentinos da própria paróquia.
Com informações da Paróquia Maria Mãe dos Pobres em Diadema