Diocese de Santo André

Abertura da III Semana de Comunicação destaca Facebook e Instagram

Cerca de 100 agentes da Pascom de diversas paróquias das dez regiões pastorais estiveram presentes no evento para acompanhar palestra sobre as mídias sociais

Como usar as mídias sociais como Facebook e Instagram da melhor forma para atingir melhores resultados na missão de evangelizar o povo de Deus. Esse foi o assunto da abertura da III Semana Diocesana de Comunicação, que aconteceu na noite desta terça-feira (28/05) com a presença de cerca de 100 agentes de Pascom de várias paróquias e pessoas interessadas no tema, no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro de Santo André.

Após as boas-vindas aos participantes com oração inicial, reflexão do evangelho e acompanhamento musical, a designer e social media Juliene Barros apresentou a palestra “Mídias Sociais – Conhecendo Facebook e Instagram”. Pós-graduada em Direção de Arte para meios e mídias contemporâneas, a profissional da área descreveu as particularidades de cada rede social e a forma mais eficiente de usá-las, em sintonia com a realidade de determinada paróquia.

A terceira edição da Semana de Comunicação prossegue nesta quarta-feira (29/05) com o tema “Gestão de conteúdo nas mídias sociais”, que será apresentado pelo coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese de Santo Amaro, John Jefferson Alves Silva, que também coordena o sub-regional SP2 para a Pascom da CNBB Sul 1.

E na quinta-feira (30/05), o palestrante será Sidnei Silvestre, que tratará doa temática “Inclusão e mídias digitais: nova era na comunicação”. Ele é cego por doença degenerativa da retina, bacharel em Gestão de TI e especialista em acessibilidade digital para deficientes visuais.

As palestras acontecem das 19h30 às 21h30. Quem não compareceu no primeiro dia, pode fazer a inscrição na hora para os demais dias.

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Conteúdo da palestra

Juliene destacou a representatividade das paróquias presentes, por meio dos agentes da Pascom e leigos das igrejas, e a interatividade das pessoas com o conteúdo apresentado na exposição.

“Sabemos que as redes sociais são muito importantes para o nosso dia a dia. E mesmo tendo essa dúvida entre Facebook e Instagram, todo mundo já sabe que devemos utilizar ambas. Agora como usar, muda um pouco de uma para outra. Pessoal está interessado em se aperfeiçoar. Fazemos isso nos estudos, no trabalho e porque não fazer algo para evangelizar, aproximar as pessoas de nossas paróquias e pastorais?”, comenta Juliene.

A palestrante traçou um perfil de cada rede social aos participantes. O Facebook atinge 2,2 bilhões de usuários, enquanto o Instagram chega a 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Porém, a perspectiva de crescimento do Instagram é superior ao Facebook, em 2019: 60% a 20%. Também apresentou um gráfico com o tamanho da audiência, volume de atividade e engajamento. Atualmente, o Brasil possui a segunda maior média de tempo diário conectado a uma rede social: 3h43, atrás apenas da s Filipinas, segundo relatório Digital in 2017, do site We Are Social.

Juliene afirma que a melhor forma de publicações em ambas redes é entender as características do público-alvo e elaborar uma estratégia para verificação das métricas e alcance sobre melhores horários em determinados dias. Para isso, é importante que a paróquia ou instituição religiosa adote reciprocidade, a fim de engajar o público, com comentários, curtidas, respondendo, sempre que possível, as postagens, seja com um texto, foto ou mesmo com emojis.

Ela ainda afirma que vídeos com legendas são essenciais, uma vez que a pessoa estando em determinado local não conseguirá ouvir o conteúdo. Vale lembrar que 79% das pessoas preferem descobrir um novo produto através de vídeos. Anúncios também são importantes nas redes sociais para ampliar o alcance.

Atualmente, Juliene é colaboradora da gravadora Paulinas-COMEP, é voluntária na revista Jovem Milite da Milícia da Imaculada e foi membro da equipe de comunicação do Jovens Conectados da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

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Humanização nas publicações

Para a coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação, Fernanda Minichello, a humanização nas publicações das redes sociais foi um dos pontos altos apresentados no encontro. Segundo ela, o tema é muito interessante, porque Facebook e Instagram são ferramentas que atraem atenção, tanto dos agentes da Pascom, quanto dos leigos que frequentam a igreja ou acompanham as publicações de suas casas.

“E observamos as dificuldades que as pessoas tem de como utilizá-las (as redes sociais). E a palestra de hoje trouxe algo essencial. Após o período eleitoral do ano passado que foi algo tão assustador, as pessoas procuram humanidade nas postagens. O que vai de encontro com os objetivos da comunicação da pastoral, que é realmente anunciar a Boa Nova, através de uma foto do bispo, de uma frase, de uma imagem do povo. Isso humaniza, ou seja, olhar com os olhos de Deus. As pessoas querem se sentir confortadas naquilo que você está postando”, analisa.

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Evangelização na rede

O diretor de Comunicação da Diocese de Santo André, padre Tiago Silva, elogiou a participação do público e o conteúdo apresentado pela palestrante. Para o sacerdote, o objetivo deste evento é orientar e oferecer subsídios para potencializar a evangelização nas redes sociais, de acordo com a realidade de cada paróquia e bairro das dez regiões pastorais.

“Creio que essa temática da gestão das mídias sociais é importante para a evangelização nos tempos atuais. E nossa expectativa nestes dias é que possamos dar as ferramentas, o norte necessário para que cada comunidade, a partir de sua realidade local, possa transmitir os valores do evangelho utilizando as ferramentas certas, do modo correto”, avalia.

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Informação eficiente

Agentes, leigos, representantes e coordenadoras da Pascom das igrejas das sete cidades do Grande ABC consideram que a palestra contribuiu para uso eficiente das redes sociais, principalmente em relação ao conteúdo como fotos, transmissões ao vivo, horários e melhores dias para publicações.

“A forma como a Juliene colocou do que postar no seu Facebook e no Instagram, de como usar cada ferramenta foi bem esclarecedora. Não devemos esquecer da nossa realidade. Esse é o ponto-chave. As vezes queremos comparar uma com a outra. Não tem necessidade. O importante é saber utilizar ambas e aperfeiçoar-se cotidianamente”, comenta a professora de educação física, Kelly Regina Assis, 42 anos, que é coordenadora da Pascom Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de atuar na Paróquia Santa Luzia, na cidade ribeirão-pirense.

“Tendo em vista falar sobre direcionar a nossa informação para o público certo, muitas vezes jogamos a informação de forma aleatória nas redes e, como Pastoral da Comunicação, temos que ter a sensibilidade de informar nossos paroquianos e internautas de maneira didática e efetiva. Essa parte dos meios mais importantes de evangelização acontecem pelo Facebook e Instagram”, atesta o microempreendedor e músico, Samuel Mendonça de Jesus, 32 anos, que participa da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Bernardo, e avisa que a Pascom está sendo implementada na igreja.

 

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