Diocese de Santo André

Vem aí a Semana de Oração pela Unidade Cristã

A partir do próximo domingo, dia 2 de junho, domingo em que a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, a família dos discípulos de Jesus celebra a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Este ano, sob o lema “procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16,18-20), todos os cristãos, católicos e não católicos, são convocados a buscar a justiça de Deus, que se reflete no bem-estar e na dignidade dos irmãos. “A Semana de Oração pela Unidade de 2019 foi preparada pelas igrejas da Indonésia, um país multirreligioso e com uma diversidade étnica surpreendente. No entanto, a pluralidade, ao invés de ser motivo de alegria e celebração, tem sido em algumas situações, causa de divisões e agressões.

Assim como no Brasil, na Indonésia, o fundamentalismo religioso ou a supremacia de um grupo étnico sobre outro, tem significado forte divisão no país, que também é caracterizado por acentuada desigualdade econômica. As igrejas da Indonésia nos convidam a refletir sobre a justiça a partir da unidade na diversidade, conceito importante para o ecumenismo. A justiça precisa garantir a dignidade e a integridade de todas as expressões culturais e religiosas e precisa zelar pela Criação de Deus” (Carta das Igrejas-Membro do CONIC sobre a Semana de Oração 2019).

Nos tempos atuais, presenciamos muita resistência em relação ao ecumenismo, movimento do qual participam todos que invocam o Deus Trino e Cristo como Senhor e Salvador. Ao contrário do que muito se pensa e se afirma, não se celebra a divisão, mas a unidade da Igreja de Cristo, de modo a deixar de lado algumas diferenças doutrinais para unir esforços em favor do bem comum da sociedade. É sabido que a Igreja se abriu à prática deste diálogo a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), afirmando, entre outras coisas, que “é digno e salutar reconhecer as riquezas de Cristo e as obras de virtude na vida dos outros que dão testemunho de Cristo” (Unitatis Redintegratio, n.4). Nesta perspectiva acolhedora e missionária da Igreja hoje, é necessário que se “dê passos firmes nas trilhas ecumênicas, fortalecendo o compromisso com a unidade dos cristãos a partir do desenvolvimento de capacidades novas para se relacionar” (WOLF, E. in GONÇALVES, P.S.L; BOMBONATTO, V. Concílio Vaticano II: Análise e Prospectivas. São Paulo: Paulinas, 2004).

O diálogo não é proselitismo, tentativa mútua de conversão, tampouco competição entre certo e errado. O diálogo só acontece, de fato, quando cada uma das partes está firme e consciente da fé que professa. Desse modo, é possível haver respeito e abertura ao outro, ao que pensa diferentemente. Preparemo-nos, pois, e rezemos pela unidade, tão querida e desejada por Jesus, para apressarmos a realização do Reino de justiça e de paz! A Semana de Oração pela Unidade Cristã é organizada pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), formado pela Igreja Católica, Igreja Batista, Anglicana, Luterana, Presbiteriana e Ortodoxa Síria.

Comissão Diocesana de Liturgia

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo