Retiro fortalece espiritualidade de 300 agentes da Pastoral da Saúde

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Encontro atende aos itinerários de formação para o acolhimento e organização para visitas missionárias do 8º Plano Diocesano de Pastoral

Revigorados e fortalecidos para prosseguir a missão de levar conforto e a palavra de Cristo ao próximo. Esse foi o objetivo atingido pelo Retiro Diocesano da Pastoral da Saúde realizado para cerca de 300 agentes das dez regiões pastorais na manhã de sábado (06/07), no Mensageiro Santo Antônio, Parque Novo Oratório, em Santo André.

Com o tema “Curados para Servir”, o encontro teve início com animação musical e fala motivacional do assessor diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Vanderlei Ribeiro, que também é pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Vila Curuçá – Santo André).

O sacerdote destacou três pontos principais: encontro, reza e palavra de Deus como essenciais para que o retiro seja exitoso e produza frutos na caminhada missionária.

“É bom se encontrar. Não é só eu que faço Pastoral da Saúde. Tem 300 pessoas que fazem. Segundo ponto é rezar um pouco mais. A oração nos faz ter um encontro com o Senhor. E o terceiro ponto é a palavra de Deus”, enfatiza Pe. Vanderlei.

Em seguida, o seminarista Fernando Oliveira apresentou pregação em que destacou a renovação da aliança com Deus “Esse encontro é para renovar e fortalecer esse ministério”, como a força para se assemelhar ao exemplo de Jesus Cristo, nas atitudes e pensamentos como cristão para servir ao próximo. “Eu valorizo o ministério? Como estamos servindo? Estamos indo atrás dos pobres e doentes e agindo como Jesus agiu?”, indaga.

Cursando o 1º ano de Filosofia no caminho ao sacerdócio, Fernando deixou como uma das mensagens principais que os agentes devem mudar a realidade das pessoas visitadas, por meio da fé e da perseverança. “Você (agente pastoral) deve ser o elo desse encontro entre Jesus e as pessoas”, prega.

8º Plano de Pastoral

Após uma pausa para o café e o deserto para reflexão, Pe. Vanderlei promoveu meditação sobre o evangelho e, posteriormente, a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A iniciativa atende aos itinerários 3, que traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher, e o número 7, que trata da organização das visitas missionárias do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Troca de experiências

Ao final do encontro, a coordenadora da pastoral na Região São Bernardo – Rudge Ramos, Magda Isabel Peixoto, 57 anos, considera que o retiro trouxe maior entrosamento entre os grupos, com troca de experiências, e fortalecimento da espiritualidade.

“Traz mais ânimo nas visitas aos hospitais e nos trabalhos da pastoral”, frisa a cirurgiã dentista, que atua há 22 anos na Pastoral da Saúde da Santíssima Virgem, em São Bernardo.

Já a aposentada Maria Aparecida exerce o voluntariado como agente há 15 anos na Igreja Matriz Imaculada Conceição de Diadema.

“O encontro foi maravilhoso. Enriqueceu bastante e fortaleceu a nossa caminhada”, conta.

Avaliação

A coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria de Fátima, acredita que o principal legado do retiro é a motivação dos agentes, por meio da espiritualidade.

“Muitos ficam desmotivados e desanimados durante a caminhada e esse tem o objetivo de motivar esse lado espiritual. Na primeira formação diocesana que foi feita, no primeiro semestre, isso mexeu com eles, e fazer um momento maior voltado para espiritualidade os fazem sentir acalentados pela própria pastoral”, analisa.

Próxima formação

A próxima formação diocesana da Pastoral da Saúde acontece no dia 14 de setembro, das 9h às 11h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André.

O evento terá a presença de psicóloga que irá tratar de temas do relacionamento de agentes com os familiares de doentes nos hospitais, principalmente.

Para conhecer e participar das atividades da Pastoral da Saúde basta entrar em contato pelos telefones 4479-0899; 4121-5348 ou 99620-2085 (falar com Maria de Fátima – coordenadora diocesana) ou ainda pelo e-mail pastoraldasaude@diocesesa.org.br

Atuação na Diocese

A Pastoral da Saúde Diocesana contribui permanentemente com ações de conscientização e evangelização nos hospitais públicos e privados, nas casas de repouso, e nas residências dos acamados levando conforto espiritual aos efetivamente acamados e aos seus cuidadores familiares e profissionais da saúde.

Também participa das discussões nos conselhos municipais de saúde fiscalizando e cobrando políticas públicas na área: “Nossa missão é levar conforto espiritual, mas também cobrar o poder público em ações voltadas à população”, reitera a coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria de Fátima, ao afirmar que algumas paróquias desenvolvem trabalhos voluntários com psicólogos, fonoaudiólogos e médicos que realizam atendimento nas comunidades.

Atualmente, cerca de 350 agentes pastorais de 40 paróquias atuam em todo o território diocesano. Em 2019, a Pastoral da Saúde Nacional completa 33 anos de atuação.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]