Diocese parabeniza São Caetano do Sul pelo aniversário de 142 anos

Cidade celebra neste domingo (28/07) mais um ano de história com Missa em Ação de Graças que será celebrada às 10h, na Paróquia São Caetano, no Bairro Fundação; tradicional bolo será distribuído ao público

Uma cidade com forte ligação com os imigrantes e raízes evangelizadoras no ABC. São Caetano do Sul completa 142 anos neste domingo, dia 28 de julho. Em 1877, as primeiras famílias italianas, vindas de Venetto e Treviso, chegaram ao local onde hoje está o Bairro Fundação.

No entanto, a emancipação político administrativa ocorre no ano de 1948, através de um plebiscito motivado pelo Movimento Autonomista que lutou para que o até então simples subdistrito se desmembrasse de Santo André e se tornasse um município independente.

Uma história interessante é que a Paróquia São Caetano – onde será celebrada às 10h, a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade – foi instalada em 29 de junho de 1953, praticamente um ano antes da fundação da Diocese de Santo André, que celebrou 65 anos de trajetória no último dia 22 de julho. Logo após a celebração, que ocorrerá na igreja localizada na Praça Ermelino Matarazzo, no Bairro Fundação, serão distribuídos cerca de 3 mil pedaços do tradicional bolo à população.

Atualmente, a cidade registra aproximadamente 160 mil habitantes, sendo considerado o município com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Os valores em renda, educação e longevidade também são altos.

São Caetano conta com diversos parques, shopping, teatros, hotéis e comércios dos mais variados, sendo uma importante cidade do país no ramo da economia e do entretenimento.

Evangelização

No aspecto religioso, a área territorial hoje denominada São Caetano do Sul recebia os monges beneditinos no século XVII, desde a chegada ao sítio Tijucuçu e posteriormente denominada Fazenda São Caetano, pertencente à Ordem do Mosteiro de São Bento durante 246 anos, local onde seria erguida a primeira capela da cidade – hoje, conhecida como Matriz Velha – e que celebrou o tricentenário da construção da primeira capela na hoje cidade sulsancaetanense , em 2017.

Relatos do escritor e sociólogo José de Souza Martins (professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – Universidade de São Paulo) sobre os 300 anos da capela destacam, na Revista Raízes (Fundação Pró-Memória) – edição de agosto de 2017, que “a mesma capela situada ao lado das senzalas da antiga fazenda beneditina, foi frequentada pelos escravos até setembro de 1871 e pelos monges e seus hóspedes até o início de 1877. Foi-o pelos colonos italianos, a partir da tarde de 28 de julho de 1877, ainda durante 23 anos. Até que a capela, quase bicentenária, fosse demolida, em 1900, e substituída pela igreja que hoje conhecemos (Paróquia São Caetano)”.

A Diocese de Santo André parabeniza a população e todos que ajudaram a construir a história de 142 anos da cidade. Parabéns, São Caetano!