O movimento eclesial católico Oficinas de Oração e Vida (TOV) na Diocese de Santo André prossegue com as ações que traduzem, na prática, alguns dos itinerários presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral, entre eles os próprios momentos oracionais nas comunidades e as formações para a atuação permanente missionária.
Durante o primeiro semestre, as Oficinas de Oração e Vida acolheram 381 pessoas através de 55 serviços oferecidos que retratam, na prática, os itinerários 1 – que fala da convivência e oração comunitária seu objetivo, com o sentimento de pertença e comunhão na vida comunitária – e 2 – que trata da formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um itinerário de vivência com Jesus.
Iniciado em março deste ano, o primeiro ciclo atendeu 127 pessoas em São Caetano; 122 em Santo André; 56 em São Bernardo; 54 em Mauá; 12 em Diadema; e 10 em Ribeirão Pires.
Na avaliação do coordenador diocesano, Tito Álvares de Araújo, as Oficinas de Oração e Vida são de tremenda importância para as pessoas, pois, se elas vivenciarem-nas, “a maioria chega paulatinamente a libertar-se das tristezas e angústias, curar-se das feridas da vida, superar complexos de culpa, insegurança ou inferioridade; recuperar, enfim, a estabilidade emocional e a alegria de viver. As Oficinas conseguem que o divino e o humano caminhem de mãos dadas”, tal como constata seu fundador Ignácio Larrañaga.
O movimento eclesial católico começou com os encontros e experiências com Deus, sendo reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 04 de outubro de 2002, com cerca de 18 mil guias atuando em 44 países e 12 idiomas. Anualmente, cerca de 200 mil participam dos encontros.
*
Segundo ciclo
Mais informações sobre o segundo ciclo das atividades das Oficinas de Oração e Vida que se iniciam em agosto de 2019 pelos telefones: (11) 4425-4136/ 94196-3034 (falar com Tito), pelo e-mail: oficinasdeoracao@diocesesa.org.br ou ainda pelos sites www.tovbrasil.com.br e www.tovpil.org
*
Experiência inédita
A primeira edição do Curso de Casais foi realizada numa série de seis encontros que ocorreu entre os dias 15 de abril e 27 de maio, na Capela Nossa Senhora Aparecida (Paróquia Nossa Senhora do Rosário), Jardim Irene, na Região Pastoral Santo André – Leste. O objetivo foi estabelecer um novo ciclo na vida dos casais participantes, através da vivência diária de diálogos, cartas de amor e ao final celebrar a renovação do matrimônio.
Caso haja casais interessados em fazer o curso em outras regiões pastorais e paróquias do Grande ABC, basta entrarem em contato com o casal Cláudio e Tereza nos telefones: 97440-0534 e 97273-8736.
*
Palestra
Já a palestra “O mais essencial na vida” foi realizada no sábado (1º/06) na Livraria Paulus, no Centro de Santo André. Participaram cerca de 20 pessoas que assistiram as apresentações dos palestrantes Cláudio Sant’Ana (guia de Oficina de Oração e Vida), Catarina Silva (advogada e guia de Oficina de Oração e Vida) e Rita de Cássia (coordenadora de captação de recursos para ONGs e guia de Oficina de Oração e Vida).
Essa iniciativa simboliza o itinerário 5, que traz ações de formação para missão, sendo o objetivo desenvolver a consciência missionária nas pastorais, movimentos e associações, fortalecendo a organização das ações e visitas missionárias, como previsto também no itinerário 7.
*
Atuação na Diocese
As Oficinas de Oração e Vida completam 35 anos em 2019. Atualmente, cinco equipes e 89 guias atuam no Grande ABC, sendo que cerca de 500 pessoas são evangelizadas por semestre, segundo consta no documento do Sínodo Diocesano. Uma das referências e grandes incentivadores das Oficinas na região foi o cardeal Dom Cláudio Hummes, que atuou como bispo da Diocese de Santo André durante duas décadas (1975-1996).
As oficinas são uma nova forma de evangelização, uma apresentação mais vibrante e ativa de Jesus, com uma maior adaptação às necessidades da sociedade atual e ao que as pessoas necessitam.