Iniciativa inédita na região, primeira fase do encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de junho reunindo cerca de 110 agentes das oito dioceses que compõem a sub-região SP 2
Numa iniciativa inédita, a Diocese de Santo André recebeu a 1ª fase do Curso Intensivo Presencial do INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar), que foi realizado nos dias 29 e 30 de junho, com cerca de 110 agentes pastorais da sub-região SP 2 (que engloba além da diocese anfitriã, as dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santos e São Miguel Paulista) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Curuçá, em Santo André. Representantes da Arquidiocese de São Paulo também integraram o encontro.
O curso é realizado em três fases composto de 8 módulos cada. Neste final de semana , os participantes puderam estudar a fase 1, com temas sobre relacionamento humano e evangelização, fundamentais para a pessoa e sua aplicação na atividade pastoral e em outros campos missionários.
“Trouxemos essa iniciativa que está passando por todas as regionais. Ao final das três fases e mais um pós-encontro com multiplicadores, em meados de 2020, o objetivo é que os agentes formem um núcleo de Formação e Espiritualidade, atuando como multiplicadores em suas respectivas dioceses”, explica Roberto Kanashiro, um dos coordenadores da ação com os agentes da Pastoral Familiar que, ao lado da esposa Edmes Kanashiro, apresentou o tema ‘Estabelecer proximidade, requisito para a comunhão’ no primeiro dia.
A segunda fase de formação ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, desta vez na Mitra Diocesana de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.
O território da Diocese de Santo André é composto por sete cidades, que integram a região do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
*
Sobre o INAPAF
Atuando desde 1992, o INAPAF é uma escola criada para promover a formação geral de agentes para a Pastoral Familiar, o Ensino Religioso e demais campos de evangelização. É vinculado à Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB. Promove também a vivência de valores humanos e cristãos em família e em sociedade.
Atualmente são mais de 13 mil agentes formados pelo INAPAF em vários estados do Brasil. O objetivo é a implantação do Núcleo de Formação e Espiritualidade nos regionais, nas dioceses e nas paróquias, após a conclusão das três fases.
O casal coordenador nacional do INAPAF, Cláudio Rodrigues e Maria do Rosário, ministrou a formação para os integrantes das oito dioceses da Sub-região SP 2.
“É um belíssimo trabalho que há 27 anos vem formando agentes, a fim de que as pessoas entendam cada uma das três fases e sejam multiplicadores, futuramente, em suas regiões”, salienta Maria do Rosário, ao avisar que após as três fases os participantes recebem o certificado de conclusão, sendo habilitados a atuarem em suas paróquias e comunidades de fé.
A partir daí, o multiplicador credenciado participa de um pós-encontro e recebe o Guia do INAPAF, com subsídios que vão desde orientações de textos, leitura complementar e dinâmicas até sugestões de brincadeiras e reflexões.
*
8º Plano de Pastoral
Protagonista do Sínodo Diocesano entre os anos de 2016 e 2017, a Diocese de Santo André lançou em abril do ano passado a Constituição Sinodal, fruto dos debates ocorridos e apresentados na Assembleia Diocesana. Diante disso, o 8º Plano Diocesano de Pastoral, composto por oito itinerários, tem se tornado uma referência para muitas dioceses que analisam o planejamento como fundamental para a retomada do crescimento da Igreja Católica em várias regiões do estado paulista e do país.
“Na reunião do SP 2 foi apresentado o método adotado do Sínodo em nossa diocese e tem vários bispos de outras dioceses que se interessaram pelo assunto”, avalia a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Claudenice Gomes Caliari.
*
Importância do Matrimônio
O casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 1 da CNBB, Osmarina Baldon e Benedito Antônio, o Toninho, apresentaram na tarde de sábado, o tema ‘Amor Conjugal e Sacramento do Matrimônio’.
Segundo Osmarina, o objetivo deste módulo é apresentar o amor conjugal que culmina no sacramento do matrimônio instituído por Jesus Cristo, as Bodas de Caná onde Cristo realizou um dos primeiros milagres, tendo como leitura de referência (João 2, 1- 11) para fundamentar bem a necessidade de inserir Deus na vida do casal.
“Apresentamos a necessidade de uma boa formação para os casais, de forma a viverem uma vida santa dentro do matrimônio, e não termos problemas com separações, que requer muita dor, principalmente para os filhos”, resume Osmarina.
“Deus nunca abandona o ser humano. Sempre o acolhe na sua imensa misericórdia. Diante disso, mesmo com pecados e falhas em nossa sociedade, os casais não podem perder essa esperança, de estar com Deus e ter um incentivo para se apegarem na palavra, na comunhão e acreditarem no casamento”, complementa Toninho.
*
Programação
No sábado, o encontro teve início com a acolhida e café da manhã. Após as boas-vindas, o casal coordenador nacional do INAPAF, Cláudio Rodrigues e Maria do Rosário apresentaram a estrutura da Pastoral Familiar no país e as orientações para implantação do NFE (Núcleo de Formação e Espiritualidade).
Em seguida aconteceu a dinâmica de integração (apresentação dos participantes) como ponto de partida para o começo dos módulos que fazem parte dos módulos de formação, que tiveram os seguintes temas:
– Dignidade da Pessoa, premissa da Igreja (casal João e Neia);
– Estabelecer proximidade, requisito para a comunhão (casal Roberto e Edmes);
– União Conjugal e Sacramento do Matrimônio (casal Toninho e Osmarina);
– Família no Plano de Deus;
– Pastoral Familiar;
– Paródia da Pastoral Familiar
– Setor Pré-Matrimonial
O primeiro dia foi encerrado com o Momento Mariano.
No domingo, os casais agentes partilharam a experiência vivida no dia anterior e acompanharam os seguintes temas:
– Setor Pós Matrimonial
– Setor Casos Especiais
A Santa Missa encerrou o encontro no período da tarde.