“Mais do que comemorarmos 55 anos de padre, queremos ressaltar e fazer transparecer o sacerdote de Cristo”. O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, completou 55 anos de ordenação presbiteral na sexta (28/06), durante missa celebrada pelo próprio, no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, no estado paulista.
A data é simbólica para o bispo, pois além de celebrar a solenidade em honra ao coração de Cristo, também se recorda o aniversário de fundação da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – da qual Dom Nelson faz parte – no dia 28 de junho de 1878, pelo padre Leão Dehon, na França.
“Nosso carisma pode ser resumido numa frase. União à oblação reparadora de Cristo ao Pai. Em favor da humanidade”, reflete.
Com o lema episcopal “Sem mim, nada podeis” (Jo 15, 5), Dom Nelson já havia comemorado em fevereiro deste ano seis décadas de sua profissão religiosa. Durante a homilia, o bispo também recordou declaração de um dos papas mais marcantes do século XX.
“São João Paulo II repetia com frequência: no Coração de Jesus nasce a civilização do amor e com ela a solução para os grandes problemas do mundo e da Igreja. E cabe a nós, apóstolos do Coração de Jesus sair e ir ao encontro dos pecadores e daqueles que não conhecem a luz do evangelho. Não podemos ficar cuidando apenas das ovelhas fiéis. Precisamos sair da sacristia, dizia Pe.Dehon. Sair do meu movimento para ir com o coração cheio de ternura e misericórdia à procura das ovelhas perdidas e afastadas. E trazer de volta os filhos pródigos”, reflete.
Além da Irmã Maurinea, paroquianos do Grande ABC marcaram presença na celebração. Participante da Paróquia Nossa Senhora Candelária, localizada em São Caetano, Elaine Venciguerra registrou as fotos da missa.
*
Biografia
Vivenciando a vida religiosa desde a infância, José Nelson Westrupp nasceu na cidade de Imaruí, em Santa Catarina, e completará 80 anos de idade no próximo dia 11 de setembro. Ele é filho de Apolonio Westrupp e de Leonila Berkenbrock, a prima irmã da Beata Albertina Berkenbrock, que se tornou mártir na mesma cidade, ao morrer com apenas 12 anos (1919-1931).
Realizou a profissão religiosa no dia 2 de fevereiro de 1959. Antes, com apenas 11 anos, ingressou no seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em 1951. Foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1964, em Brusque, também no estado catarinense.
Atuou como bispo da Diocese de São José dos Campos entre os anos de 1991 e 2003. Sucedeu a Dom Décio Pereira, que faleceu em 2003, como bispo da Diocese de Santo André. Se tornou presidente do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Permaneceu como bispo diocesano na região até julho de 2015. Dom Nelson ainda ocupou o cargo de administrador apostólico da Diocese de Lages, durante o ano de 2017, antes de retornar para o Grande ABC, como bispo emérito, no primeiro semestre de 2018.