Entre os dias 9 e 11 de julho, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, ministrou Formação para o Clero e proferiu palestra às pastorais em preparação ao Jubileu de Ouro (50 anos) da criação da Diocese de Franca, que será celebrado em 20 de fevereiro de 2021.
O encontro teve início na noite de terça-feira (09/07), quando o SEDAL (Serviço de Animação Litúrgica) reuniu delegados das paróquias (pastorais, realidades eclesiais e novas comunidades), padres, diáconos, equipes forâneas e diocesanas, no Salão Papa Paulo VI, na cidade de Franca. O bispo anfitrião Dom Paulo Roberto Beloto foi o responsável pela acolhida e abertura da noite com a oração inicial, que também contou com a presença do coordenador de Pastorais, Pe. Aparecido Meireles.
Em seguida, Dom Pedro iniciou a palestra com o tema “Eclesiologia”, ao explanar sobre o acontecimento histórico do Concílio Vaticano II e também sobre cada um dos conceitos chave que ele legou: a renovação; pastoral; diálogo; história; pessoa humana; povo de Deus/colegialidade; serviço/liberdade. Ao final, o bispo abriu um espaço aos participantes para perguntas e contribuições.
Missa na Catedral
Na quarta-feira (10/07), Dom Pedro prosseguiu a formação para o clero da Diocese de Franca, no Centro Pastoral João XXIII. A convite de Dom Paulo Beloto, no período da noite, o bispo da Diocese de Santo André celebrou missa na Catedral da cidade, como parte do tríduo ao jubileu diocesano, em preparação aos 50 anos de fundação da Diocese de Franca.
A ocasião é especial para Dom Pedro, pois neste local foi ordenado presbítero em 25 de fevereiro de 1978 e nomeado pároco da Paróquia São Sebastião em 16 de março do mesmo ano, permanecendo na igreja de Franca até 1984. Entre outros cargos ocupados na Diocese de Franca, Dom Pedro enquanto sacerdote foi Coordenador Diocesano de Pastoral (1982-1983), professor e coordenador de estudos do Seminário Propedêutico (1983-1984).
“A Diocese de Franca iniciou essa preparação da celebração dos 50 anos de sua criação. E é muito gratificante estar aqui onde iniciei minha caminhada como padre, sendo ordenado nesta diocese e permanecendo até 1984. Pude reencontrar muitos amigos e pessoas que fazem parte desta história. Que Deus abençoe a todos”, comenta Dom Pedro.
Durante a quinta-feira (11/07), o bispo continuou a formação para o clero.