Diocese de Santo André

Nota sobre a violência-Tragédia no presídio regional de Altamira

Considerando a tragédia acontecida no presídio Regional de Altamira, no dia 29 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte 2 e a Arquidiocese de Belém vem a público manifestar repúdio à toda e qualquer forma de violência e desrespeito à dignidade humana.

O evento, lamentavelmente, não está isolado e é mais um grito clamoroso acusando a ineficiente gestão dos presídios brasileiros caracterizada por fugas, rebeliões, tensão, ociosidade, péssimas estruturas, superlotação e negligência pedagógica.

Repudiamos a “cultura do encarceramento em massa”, bem como, a “ideologia da repressão” em vez da promoção da “cultura preventiva” dentro e fora dos presídios.

Por outro lado, bem sabemos, a cultura repressiva não tem consistência para, de forma isolada, dar resposta à gravidade e amplitude das causas da violência, que são múltiplas e profundas.

Reiteramos a necessidade da promoção de políticas públicas integradas e a urgência da promoção da preventividade, sobretudo, por meio de programas sociais voltados para o apoio à família, infância e juventude.

Inspirados nas atitudes de Jesus Cristo, que tratou a todos com o máximo respeito, renovamos o nosso compromisso de presença diferenciada nas unidades prisionais através da Pastoral Carcerária.

A promoção da justiça não combina com a violência. Por isso, Deus não deseja a morte do pecador, mas sim que ele se converta e viva (cf. Ez 18, 23). Para isso precisamos de um Sistema Penal à altura da dignidade humana para que a mais profunda remissão aconteça na mente e no coração de cada detento.

É preciso que continuemos a sonhar por mudanças como nos pede a Palavra de Deus: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12, 2).

Que o sangue derramado nos presídios seja semente de um sistema penal mais humano e coerente com a dignidade da pessoa humana!

 

A todos chegue a nossa bênção de paz.

 

Dom Bernardo Johannes Bahlmann

Bispo da Diocese de Óbidos – PA

Presidente da CNBB Norte 2

 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Vice-Presidente da CNBB Norte 2

 

Dom Irineu Roman

Bispo Auxiliar de Belém do Pará

Secretário da CNBB Norte 2

 

Dom Antônio de Assis Ribeiro

Bispo Auxiliar de Belém do Pará

 

Fonte: CNBB Norte 2

Compartilhe:

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese