Um olhar atento ao 8º Plano de Pastoral

Queridos irmãos, discípulos missionários de Jesus a serviço do Reino de Deus na Diocese de Santo André, “A Missão de Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda bem longe do seu pleno cumprimento..; uma visão de conjunto da humanidade mostra que tal missão ainda está no começo e que devemos nos empenhar com todas as forças no seu serviço.” diz São João Paulo II na Encíclica Redemptoris Missio. Em nossa Diocese de Santo André, durante a realização do Sínodo Diocesano, também pudemos constatar esta mesma afirmação feita por São João Paulo II. Há uma incompatibilidade entre a realidade de exclusão na qual
vivemos e o Reino da Vida para todos anunciado por Jesus.

Temos esquecido o amor, a amizade, o diálogo, o acolhimento do outro. A Igreja em seu profetismo é advogada dos pobres; temos que fazer dos interesses dos pobres os nossos próprios interesses, ser uma Igreja samaritana, solidária, sair da área de conforto para nos unirmos a todos os que se entregam à difusão do Reino de Deus. Temos que enfrentar com coragem essa situação cada vez mais difícil que aí está: pescar em águas mais profundas. Jesus nos escolheu, ungiu e enviou à missão, cujo horizonte é o Reino de Deus. A meta da missão é o Reino de vida plena para todos; e este deve ser construído pelas mãos de cada membro desta comunidade eclesial. Nosso compromisso com a vida exige trabalho, oração e convivência; não consiste exclusivamente em ações (cf. EG 94). O que o Espírito Santo nos propõe não é um excesso de ativismo, mas uma atenção e acolhida do outro.
Nossa Diocese já tem uma longa e significativa caminhada evangelizadora de comunhão e participação, caminhada que avança promulgando agora seu 8º Plano Diocesano de Pastoral, toda ela fruto do nosso grande amor pela Diocese; fruto do desejo de estarmos sintonizados com os sinais dos tempos para levar o Evangelho a todos. A caminhada que fizemos nos rendeu muita experiência e foi um grande aprendizado para todos.

Entre os muitos frutos colhidos nesta experiência sinodal, conhecer e amar mais ainda a Jesus, seu projeto do Reino e a sua Igreja presente no Grande ABC foi, certamente, o maior deste amoroso caminhar. Nós invocamos o Espírito Santo e Ele se fez sentir, como em Pentecostes, inspirando nossa Igreja a ser acolhedora e missionária.
O 8º Plano Diocesano de Pastoral está contido na Constituição Sinodal, que foi promulgada em 6 de abril de 2018, resultado de todo um processo de pesquisa, reflexão, participação e comunhão durante o período de realização do Sínodo em nossa Diocese de Santo André. Nela estão contidas as determinações sinodais que são válidas para o quinquênio 2018-2022 e que somos convidados a abraçar com comprometimento evangélico.

* Comissão Diocesana de Liturgia