Encontrão com cerca de 200 líderes, coordenadores e apoios de todas as cidades do ABC contou com a coordenadora nacional, Irmã Veneranda, e missa com Dom Pedro
Comemorando 32 anos de atuação na Diocese de Santo André, a Pastoral da Criança realizou na tarde de domingo (15/09), Encontrão Diocesano que reuniu cerca de 200 líderes, coordenadores e apoios em atividades, homenagens e missa realizada na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, na cidade andreense.
As festividades contaram com a presença da coordenadora nacional do organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Irmã Veneranda da Silva. “Um momento de muita gratidão a Deus e a cada líder que faz essa história missionária acontecer durante mais de três décadas nesta diocese”, afirma.
Segundo ela, um dos principais desafios é a formação de mais líderes para fazer o acompanhamento das crianças, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
“Com toda essa problemática política e social que vivemos atualmente, precisamos alcançar mais crianças. Venha fazer parte deste mutirão de solidariedade”, convoca.
A Pastoral da Criança está presente em mais de 4 mil paróquias de todas as dioceses do Brasil. Atende atualmente 800 mil crianças. Mais de 200 mil voluntários trabalham em todo o país.
*
Legado de Zilda Arns
O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini agradeceu o trabalho voluntário das integrantes, que seguem o exemplo da fundadora Dra. Zilda Arns, uma referência na luta pela redução da mortalidade infantil no país.
“Deus, na sua sabedoria, inspira aqueles que o amam. E inspirou a Dra. Zilda Arns para resolver essa questão com a formação de lideranças comunitárias, cheias de amor ao próximo que vão ao encontro dessas crianças, muitas delas abandonadas e desnutridas. A Pastoral da Criança é o rosto luminoso da misericórdia de Deus”, elucida.
A coordenadora diocesana Maria Gomes ressaltou que o encontro é uma motivação para cada liderança prosseguir as ações com determinação. “Reforça a importância da fé para continuarmos essa missão tão necessária para o nosso próximo”, frisa.
A oração do ofício das comunidades foi realizada pelo assessor diocesano, Pe. Rudnei Sertório.
*
Atuação na Diocese
As atividades na Diocese de Santo André tiveram início em agosto de 1987, na Comunidade Rainha dos Mártires, da Paróquia Imaculada Conceição, em Mauá.
O trabalho segue crescendo nas periferias da Diocese e muitos líderes estão atuando em favor da vida. Hoje, a Pastoral conta com 406 líderes e 877 voluntários – totalizando 1.283 voluntários –, atuando em 101 comunidades de 52 paróquias, acompanhando 4.674 famílias, num total de 4.386 crianças, de 0 a 6 anos, e média mensal de 288 gestantes acompanhadas.