“No dia 13 de outubro convidamos todos os educadores dos colégios, não apenas os católicos, mas todos os envolvidos com educação, também as famílias, os pais que são os primeiros pedagogos, além dos professores da rede pública, seja ela estadual, municipal para juntos com nosso pastor Dom Pedro agradecermos a Deus pela nossa missão.” Assim, o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Renan Evangelista Souza, reforça o convite para todos comparecerem à Missa em Homenagem aos Professores, que será realizada no dia 13 de outubro (domingo), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
A Diocese de Santo André conta aproximadamente com 600 professores e educadores que atuam nos nove colégios católicos: Externato Santo Antônio, Instituto de Ensino Sagrada Família e Colégio Imaculado Coração de Maria, ambos em São Caetano do Sul; Colégio Monsenhor Alexandre, em Mauá; Colégio São José, em São Bernardo do Campo; Colégio Vésper, Colégio São José (Scalabrinianas), Instituto Sagrada Família e Instituto Coração de Jesus, ambos em Santo André.
“Como fruto do Concílio Vaticano II, a educação para a Igreja Católica é uma forma de evangelizar, porque a característica da educação católica é o humanismo. Então celebrar o Dia de Santa Teresa D’Ávila (comemorada no mesmo Dia do Professor, 15 de outubro), a missa dos professores é relembrar a importância que a igreja tem no processo educacional”, conta Renan. De acordo com o coordenador diocesano, a Igreja como mãe e mestra pastora sempre se preocupou com o intelecto das pessoas, dos alunos, mas principalmente numa educação pautada em valores, na compaixão e olhar voltado aos mais pobres.
“O carisma específico de cada colégio católico, independente da sua congregação, através do carisma de seu fundador é evangelizar humanizando e formando bons cidadãos para dar testemunho da verdade. E a verdade para nós é Jesus de Nazaré”, complementa.