A abertura da Semana Diocesana de Liturgia 2019 aconteceu na noite de segunda-feira (21/10), simultaneamente em cinco locais da Diocese de Santo André. O tema “Ano Litúrgico” foi abordado em uma das sedes, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense. O espaço recebeu coordenadores e membros das equipes de liturgia das paróquias das regiões Santo André Centro e Leste. O vice-chanceler da Cúria e pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, proferiu a palestra aos participantes.
“O Ano Litúrgico não é simplesmente uma marcação de tempo cronológica, mas uma atualização do tempo da Graça de Deus. Cada vez que nós enquanto comunidade, por mais simples que seja, celebramos em sintonia com o mistério pascal, que é desdobrado ao longo do ano litúrgico, atualizamos também o mistério da salvação. Cristo fica presente de forma sacramental em nossa igreja”, explica o sacerdote.
Mistério da salvação
Pe. Vinícius ressalta que vivenciar o Ano Litúrgico é uma oportunidade única que Deus nos concede para que o mistério da salvação ocorra de maneira concreta em nossas vidas. “Que cada vez mais as nossas celebrações sejam elaboradas, mas também vividas com intensidade, permeadas pela meditação e oração comunitária para partilhar a Palavra de Deus e preparar a liturgia, acompanhando os cantos, a leitura, a pregação litúrgica, os gestos vividos com sobriedade, afastando qualquer interpretação teatral ou rotineira”, destaca.
*
Formação aprofundada
Representando a Paróquia Santa Rita de Cássia (Santo André – Centro),
Maria Cristina Cunha, 61 anos, que trabalha na área do marketing, acredita que a Semana de Liturgia proporciona uma formação mais aprofundada sobre o ano litúrgico e a preparação do ser humano para a salvação. “Em cada momento promove um despertar, uma possibilidade de se encontrar, de reconhecer Deus na sua vida, de colocar Deus no seu dia a dia. E isso acontece também diante de uma boa preparação litúrgica. Promover a evangelização e tocar o coração das pessoas”, sintetiza.
Importância dos tempos
Da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos (Santo André – Leste), Jorge Souza Santos, 55 anos, que trabalha como modelista de confecção, diz que o Ano Litúrgico é sempre uma preparação para viver e contemplar o Cristo que vem para nos salvar ao longo da história. “A importância dos tempos, tal qual o advento, uma preparação forte, para o Cristo que vem. O tempo da Páscoa e a Ressurreição de Jesus, o tempo principal da igreja, que nos dá aquela conscientização de ser cristão, o cristo que vem para sofrer, viver e ressuscitar para a nossa salvação”, frisa.
Programação
Os encontros prosseguem até a próxima sexta-feira (25/10), das 19h30 às 21h30, em cinco locais simultaneamente: Auditório da Cúria Diocesana; Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André; Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição; Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema; e Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.