Diocese de Santo André

Seminaristas de Teologia reafirmam sim generoso a Jesus

Os seminaristas de Teologia da Diocese de Santo André, Eduardo Coelho Lima, Cauê Ribeiro Fogaça, Jorge Luís Gomes Bonfim e Douglas Colácio, cumpriram mais uma etapa na caminhada rumo ao sacerdócio, na missa em que receberam os ministérios de acólito, leitor e admissão às ordens sacras, realizada na noite de sexta-feira (1º/11), na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, em Santo André.
Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a celebração contou com a presença de padres e cerca de 300 pessoas, entre familiares e fiéis que prestigiaram esse momento ímpar na vida dos futuros sacerdotes. De acordo com Dom Pedro, essa missa reforça as vocações sacerdotais e a aceitação a Jesus por parte dos seminaristas, como São Paulo escreve na Carta aos Filipenses. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Ainda segundo o bispo, o jovem que se encaminha para o ministério sacerdotal deve reforçar essa amizade com Jesus.
“Qual a nossa função? Ser presença de Jesus no meio do rebanho que não nos pertence. Portanto é muito necessária essa união com Jesus Cristo[…] mais ainda quem vai se encaminhar para o ministério ordenado. Jesus é o Bom Pastor”, reforça Dom Pedro, ao citar novamente a fala do Apóstolo Paulo, como maior exemplo para os seminaristas. “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim (Gálatas 2,20).”

Eduardo – Ministério de Acólito
O seminarista do 3º ano de Teologia, Eduardo Coelho Lima, recebeu o ministério de acólito, que torna o ministro responsável por algumas funções na liturgia. É o que está mais perto de ser ordenado presbítero e tornar-se servidor do Povo de Deus, principalmente oferecendo no altar o sacrifício Eucarístico. “De fato cada vez mais me aproximo do desejo maior, de encontrar a felicidade plena, que é ser padre. Viver como acólito é cada vez mais unir fé e vida. A fé sem obras é morta. E Deus dá sentido aquilo que vivenciamos nesta trajetória. O amor me explicou tudo. Acredite e seja feliz”, enfatiza.

Cauê e Jorge – Ministério de Leitor
Já os seminaristas Cauê Ribeiro Fogaça e Jorge Luis Gomes Bonfim, ambos do 2º ano de Teologia, receberam o ministério de leitor e se tornam leitores oficiais das Sagradas Escrituras na liturgia, recebendo assim a função de anunciar e ensinar as Escrituras, pela pregação, vida e oração.  “O ministério de leitor tem dois aspectos cruciais para nossa caminhada formativa: o primeiro deles é o litúrgico, de proclamar a Palavra de Deus. Precisamos conversar com Jesus. E tudo aquilo que disse e precisava ter dito está nas Sagradas Escrituras. O segundo é quando o bispo entrega para nós a Palavra de Deus e confirma a tua vida com isso, não sendo um simples exercício litúrgico, mas um exercício prático para a vida”, avalia Cauê.
“Na conversa individual conosco, Dom Pedro incentiva muito na perspectiva de sermos discípulos. Eu vou ser um líder discípulo, mas ser discípulo junto para a comunidade. E isso faz parte deste ministério que acabei de receber em vista do sacerdócio. Proclamar a palavra para ser impregnado pela palavra e impregnar as pessoas por essa palavra. É um caminho de discipulado e estou muito feliz”, destaca Jorge.

Douglas – Admissão

Por fim, o seminarista Douglas Colácio foi admitido como candidato às Ordens Sacras, onde o seminarista é oficialmente aceito pela Igreja como candidato para o ministério presbiteral. “Já convivemos na Casa, mas a admissão é um rito prescrito pela igreja e devemos entendê-lo como mais um passo nessa caminhada vocacional, que é um período de discernimento, de encontro e de experiência com Jesus Cristo. Devemos procurar fomentar em nós o encontro com Jesus, a espiritualidade vocacional, contato com a palavra de Deus, a celebração da eucaristia, o trabalho com o povo nas paróquias”, projeta.

Veja as fotos aqui 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO