Atividade destaca caminhos para promoção da cultura de paz

Amor, o respeito ao próximo, a oração, a música, o silêncio, a saúde, a educação, o cuidado com natureza, a convivência com as diferenças…Esses são alguns dos caminhos para alcançar e promover a cultura de paz na sociedade, na opinião de católicos e luteranos que participaram da Confraternização e Ação de Graças da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso da Diocese Santo André, na noite de segunda-feira (18/11), na  Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Vila Clarice, na cidade andreense.

Temática da paz
Após a oração inicial, uma dinâmica teve início com os participantes que, através de um barbante, recebiam a linha e repassavam aos demais para cada pessoa dizer o significado da paz. Ao final, uma verdadeira teia formada com diferentes opiniões, porém, muitas levando ao mesmo objetivo: por um mundo pacífico e com justiça para todos. “A paz para mim é quando consigo dialogar com uma pessoa, por mais diferente que ela seja de mim, com suas percepções políticas, religiosas, pessoais”, afirma Telma Soares de Moura, do Grupo Esperança Viva e da Paróquia São Camilo de Lélis. “Paz para mim significa amor, porque sem amor você não tem paz. Uma pessoa sem amor fica totalmente sem paz”, descreve James Silva, do Terço dos Homens de São Caetano.
“Para se ter paz, as pessoas precisam ter uma clareza do que realmente tem valor. A ausência de paz é briga por dinheiro, briga por poder. Tudo aquilo que se distancia dos planos do nosso Criador. Então, a partir do momento que se distancia desse plano, a gente perde a paz. Paz para mim é estar próxima dos valores cristãos”, elucida a secretária diocesana da Equipe Ecumênica, Paula Oliveira.

Avaliações
De acordo com o pastor da Igreja Luterana – Paróquia do ABCD, Alberi Neumann, a atividade trouxe um valor muito simbólico. “Estamos fazendo de modo que as grandes coisas começaram pequenas. Nunca devemos desanimar. Devemos continuar convidando mais pessoas. Essa rede vai ser um apoio diante das dificuldades. Diante disso, a paz para mim significa a ausência de conflitos. A busca pelo respeito, pela justiça social, conviver com as diferenças”, salienta. Por sua vez, o assessor diocesano Pe. Renato Fernandez agradeceu a presença de todos e destacou a perseverança para que o grupo cresça cada vez mais. “Para se ter algo positivo passamos por várias teias, vários conflitos. Todos nós temos sede. Vamos matando nossa sede para ajudar a matar a sede dos irmãos. Essa amizade vai crescendo. A paz para mim é uma relação de respeito, mesmo não aceitando e compreendendo a doutrina do outro. A paz se dá muitas vezes pelo silencio. O silencio também é uma voz para gerar a paz”, explica.Depois desse breve momento de reflexão, todos e todas se confraternizaram com um grande abraço e saborearam um delicioso lanche.

Mais informações sobre como participar da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso pelo contato: 99181-2945 (falar com Paula).

Fotos: Fabiana de Mesquita Rodrigues – Pascom Nossa Senhora do Bom Parto