Diocese de Santo André

Mensagem de Dom Pedro a todos os diocesanos

Meu irmão, minha irmã, que está lendo estas linhas, que a paz de Jesus esteja com você!

Hoje comemoramos os fiéis defuntos, os que morreram. Comemoramos a nossa fé na vida, que não é tirada, mas transformada, como afirma o prefácio da missa de hoje. Este é um dia para celebrar a paz de nossos irmãos e irmãs falecidos, que estão junto de
Deus, mas é também um dia para pensarmos na morte. A comemoração de hoje coloca diante de nós a realidade de nosso fim. Também nos coloca a realidade do sofrimento daqueles que ficaram sem a presença de um ente querido.

Nossa dor, porém, encontra conforto nas palavras de Jesus: “Esta é a vontade de meu Pai: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu”. Jesus não perde nenhum, ele é perfeitamente fiel. Ele aceitou a morte para salvar a humanidade daqueles que o Pai lhe deu e que estavam mortos pelo pecado. Jesus é aquele que nos ama e que passou pela morte para nos acompanhar até o momento de nossa própria morte, a fim de abrir para nós a porta da vida eterna. Esta é a certeza que nos fortalece e que só é possível pela fé: com Cristo, a morte não tem a última palavra, porque Deus fez dela passagem para a vida plena. Vem o luto, correm as lágrimas, toma conta a dor e o choque da separação.

Mas, em Cristo, vem a certeza de que o Reino de Deus, tão anunciado pelo Filho de Deus, já acontece em plenitude para aqueles que nós devolvemos para o Pai. Unamo-nos à caridade de Jesus Cristo e daqueles que nos amaram aqui na terra e nos beneficiaram. Eles agora esperam de nós o socorro de nossas orações e de nosso empenho para sermos fiéis a Jesus. Nós cremos
na comunhão dos Santos, nós cremos que nossas orações chegam até eles e que, quando mergulhados em Deus plenamente, intercederão por nós.

Rezemos por nossos falecidos, mas também peçamos a Deus para que saibamos viver bem para morrermos bem, morrermos em Deus!

Um abraço fraterno e minha bênção!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano de Santo André
“Em nome de Jesus”

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba