Diocese de Santo André

Comunidade Pe. Pio: cuidar do idoso é uma atitude de amor

A “Comunidade São Pio de Pietrelcina – Casa de Alivio ao Sofrimento” realiza um excelente e exemplar trabalho de inclusão social e resgate da dignidade das pessoas. Uma das iniciativas da Casa para que se concretize essa ligação com a sociedade e a prática da cidadania é o oferecimento também de oportunidades profissionais, por meio da qualificação para trabalhos em determinada área. Um dos cursos oferecidos é o de cuidador de idosos. Essa função é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional. Com essa formação, os acolhidos aprendem as principais tarefas para atuar nessa área e percebem que cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho, cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.
Neste segundo semestre de 2019 mais cinco assistidos da Comunidade Pe. Pio conquistaram o certificado para atuação como cuidador de idoso Francisco Roselan Lourenço, José Alan da Silva, Lucas Ferreira da Silva, Daniel Alves e Alex Sandro Teixeira, de acordo com o missionário da Comunidade Pe. Pio e técnico especialista em Dependência Química, Rogério Melo.

Muitos deles estavam em situação de rua e após finalizar o tratamento (retiro espiritual de 9 meses) receberam bolsa do Curso Alpha para a formação em cuidadores de idosos. Um dos contemplados com o curso, Alex Sandro Teixeira, 43 anos, nasceu em Praia Grande, na Baixada Santista, e hoje afirma que as derrotas a curto prazo levaram às vitórias permanentes.

Confira o depoimento:
“Saí de casa aos 14 anos e fiquei em situação de rua por quase 30 anos, sem contar as prisões. Cheguei na Comunidade em 2018 e estava sem norte. De repente foi me descortinado um leque de oportunidades, além de me darem a oportunidade de fazer o que gosto: desenhar”, conta.

“Fui convidado a fazer uma experiência com os idosos, onde logo de cara me identifiquei e acabei me encontrando um cuidador. Junto com tudo isso veio até mim a oportunidade de fazer um curso para melhor atender as necessidades dos meus avós”, relata.

“O Curso Alpha foi um divisor de águas, pois me apresentou coisas novas e me mostrou coisas que eu já fazia, mas sem uma noção mais prática….Além de me trazer uma formação, me coloca em pé de igualdade com outros cuidadores e me deixa com a certeza de que sou capacitado a cuidar, pois aprendi o que já sabia a esse respeito. Sem amor não tem como cuidar. E sem se gostar não se cuida de ninguém. Amor e atenção são as ferramentas para se ir além”, confidencia.

“Obrigado a todos os profissionais deste Curso Alpha e a Comunidade São Pio de Pieltrecina, pois onde eu não acreditava mais, vocês viram um vitorioso”.

Sobre a Comunidade Pe. Pio

A “Comunidade São Pio de Pietrelcina – Casa de Alivio ao Sofrimento”, designada simplesmente “Comunidade Pe Pio”, fundada em 18/04/2009 é uma associação civil, de cunho religioso, âmbito nacional e Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural, com prazo de duração indeterminado, com sede na Rua Paulo Morando, 89 – Parque Los Angeles – São Bernardo do Campo – São Paulo.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão