“Nestes 175 anos que o Apostolado da Oração completou no último dia 3 de dezembro é que nós descobrimos os tesouros da misericórdia do Sagrado Coração de Jesus”. A reflexão do diretor espiritual diocesano do Apostolado da Oração. Pe. Vinícius Ferreira Afonso, traduziu o espírito de cerca de 250 pessoas de diversos grupos da Rede Mundial de Oração do Papa de diversas paróquias da Diocese de Santo André, que compareceram na Celebração de Ação de Graça do Apostolado da Oração, na tarde de sexta (06/12), na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição, no Centro do município.
Pe. Vinícius, que celebrou a missa, enfatizou a importância da peregrinação do quadro do Sagrado Coração de Jesus – “como um sinal eficaz da graça, da misericórdia, da alegria do coração de Jesus Cristo para o povo” – , que reuniu milhares de fiéis das dez regiões nas atividades realizadas em suas respectivas paróquias. O ícone fez parte da procissão de entrada, juntamente com o banner dos 175 anos do Apostolado.
As promessas do Sagrado Coração
“Nós que somos devotos do Sagrado Coração de Jesus conhecemos as 12 promessas que Ele revelou a Santa Margarida Maria Alacoque. Possivelmente, foi isso que nos encantou para sermos devotos do Coração de Jesus”, revela o sacerdote, ao citar algumas delas: as almas tíbias se tornarão fervorosas com essa devoção; e as almas que se tornarem fervorosas vão se elevar rapidamente a uma grande perfeição; eu as consolarei em todas as suas aflições; e serei seu refúgio seguro durante a vida, mas sobretudo na hora da morte.
Acolhida e união
As coordenadoras diocesanas do Apostolado da Oração, Maria José de Jesus e Gracia Fernandes, destacaram a relevância de representantes de paróquias de várias regiões pastorais estarem presentes neste momento. “Um momento especial e gratificante para todos nós”, frisa Maria. “Uma benção celebrar essa data tão importante ao lado de quem ora pelo próximo”, complementa Gracia.
Participante há 20 anos do movimento na Paróquia Maria Mães dos Pobres, Fátima Rodrigues dos Santos, 63 anos, exemplifica que o quadro trouxe muitas graças para o povo. “É muito emocionante. Enxergamos nele, a humildade de Jesus”, comenta.
Luciana Teixeira Durval, 29 anos, e Giovani de Jesus, 13 anos, vieram da Diocese de Santo Amaro, mais especificamente da Paróquia São Francisco de Assis, para participarem da celebração e elogiaram a acolhida. “É uma experiência maravilhosa. Primeira vez que estou aqui e presenciando uma união exemplar dos fiéis das paróquias da Diocese de Santo André”, analisa Luciana. “O apostolado é uma das colunas importantes da Igreja no mundo inteiro. E os jovens são o futuro da Igreja. Por isso tem que convidá-los para participar conosco”, atesta Giovani, ao mencionar o MEJ (Movimento Eucarístico Jovem).
8º Plano de Pastoral
A celebração e a peregrinação do quadro do Sagrado Coração de Jesus atenderam aos itinerários elencados pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral – originário do documento da Constituição Sinodal, que vigorará até o ano de 2022 – que devem ser praticados nas atividades do Apostolado da Oração: a convivência e oração comunitária, a formação para a missão, as visitas missionárias e a ação solidária.