Diocese de Santo André

Encontro reforça espírito natalino para pais dos padres

“Nós ficamos felizes que vocês colaboraram com esse desejo de Deus, entregando de coração esses filhos para o ministério sacerdotal. E vocês também tem essa felicidade, por causa da fé”. As palavras de gratidão do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini retrataram o encontro que já é tradição na Diocese de Santo André, o Natal dos Pais dos Padres ocorrido na manhã de quarta-feira (18/12), na Paróquia São José, no Bairro Baeta Neves, em São Bernardo.

Com o apoio da Pastoral Presbiteral, padres, Equipe de Almoço do Clero e membros paroquiais que ajudaram a organizar a atividade, 46 pessoas entre pais e mães, representando 29 sacerdotes, compareçam ao encontro. Cerca de 80 almoços foram servidos no local. A programação teve início com a acolhida e café da manhã; logo após, os participantes se apresentaram e reuniram-se em grupos para uma dinâmica sobre a espiritualidade do Natal e as perspectivas para o próximo ano, conduzida pelo seminarista Cauê Ribeiro.
*

Inspiração
“Tivemos três figuras como foco: profeta Isaías, João Batista e a Virgem Maria. O Isaías lembra que Deus está conosco, o João Batista lembra que precisamos da humildade para ter Deus no caminho, e Maria nos ajuda a abrir o coração para responder o sim a Deus. Por isso destacamos três perguntas para reflexão sobre as alegrias e dificuldades dos pais acompanhando a vida dos filhos e o que poderia ser diferente para o próximo ano”, explica o seminarista de Teologia. A Santa Missa e o almoço encerraram a confraternização.
*

Vocações e escolhidos
Durante a homilia, Dom Pedro destacou a relevância do Ano Vocacional Diocesano, a importância em despertar novas vocações, agradeceu aos filhos por serem escolhidos por Jesus Cristo e disse que os pais são privilegiados por Deus. “Porque embora seja difícil separar-se do filho ou ver que ele está nessa missão tão exigente, no fundo você sente que Deus olhou para você, para sua família, escolheu e isto não deixa de ser uma maravilha. Por isso, Maria diz ‘fez por mim, maravilhas. E Maria aceita essa missão de ser a mãe de Jesus”, enfatiza. “A fé e o amor de Maria e José fizeram com que eles superassem os desafios da história e correspondessem a vontade de Deus, fazendo a entrega de suas vidas e a entrega do menino. Assim como vocês, ao entregar os filhos a Deus para que fossem consagrados, também se entregaram juntos. Por isso é tão importante o apoio dos pais”, sintetiza.
O bispo ressaltou a necessidade de se rezar pelos padres “para que Deus lhe de muita generosidade e confiança nas dificuldades”. Segundo ele, quanto mais tempo, o sacerdote se aprofundar na fidelidade a Jesus, mais aumenta a felicidade no coração do padre. Também pediu oração pelos pais falecidos dos presbíteros. “Que eles continuem intercedendo, porque os perigos e tentações são muito grandes para o padre. E que sejam fiéis até o fim”,
*

Depoimentos dos pais
Pai do Pe. Cícero Soares da Silva (Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe), o cearense José Soares Sobrinho, que completará 90 anos em maio de 2020, contou da alegria de ter um filho como sacerdote e de participar dessa comunhão e troca de experiências. “Sinto uma felicidade única no coração. Durante toda essa vida só posso dizer que sinto orgulho desse meu filho”, atesta.

Maria do Carmo Silva Vicente, 77 anos, é mãe do Pe. José Herculano Vicente (Paróquia São Francisco de Assis – São Caetano), e recorda que o filho gostaria de ser jogador de futebol, mas atendeu ao chamado de Deus ao sacerdócio. “Na infância, ele já dava os sinais e ficava imitando os padres em casa, reproduzindo uma missa. Quando disse que ia para o seminário, contei para ele que já estava aguardando esse momento. No início senti um pouco a falta dele, mas sou uma mãe muito feliz por ter um filho padre, assim como a família toda”, afirma a mãe de seis filhos e viúva de José Vicente, que faleceu em 2002.

Por sua vez, o pai do Pe. Adriano Silva Pereira (Paróquia São Pedro Apóstolo – São Bernardo), Fernando Claudino da Silva, 68 anos, desejou mais tranquilidade e felicidade para o povo de Deus e padres no próximo ano. “Gostei muito da homilia de Dom Pedro, que falou da necessidade de rezarmos mais pela nossa família e pelos sacerdotes. Meu filho foi ordenado há três anos e sempre precisa de orações para prosseguir na caminhada”, afirma.

Compartilhe:

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral

nomeacoes

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

Retiro anual do clero reflete: “O Padre: Discípulo de Cristo”