Resgatar a dignidade dos prediletos de Deus e apontar caminhos para uma vida com qualidade e respeito na sociedade. Mantendo a tradição, a Pastoral de Rua ‘Servos da Misericórdia’ promoveu no domingo (15/12), a 11ª Festa de Natal dedicada aos irmãos em situação de rua, na Praça do Carmo, em Santo André.
*
8º Plano e Caridade Social
A iniciativa atende ao itinerário 8 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trata de ações solidárias. A atividade também está em sintonia com o embrião de atuação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, criado no último dia 30 de novembro, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo.Durante o dia foram registrados 400 almoços, 400 cafés, 400 kits de higiene, 150 cortes de cabelo, barba e serviços de manicure, 100 banhos, além de inúmeros atendimentos médico e jurídico.
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Nelson Rosselli Filho, coordenador da Região Santo André – Leste e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete. “O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Gostaria de trazer uma mensagem aos vossos corações neste domingo da alegria. São Paulo quando escreve a carta aos Filipenses, no capítulo 4, ele diz ‘alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos, o Senhor está perto’. A alegria do Senhor está perto”, reflete Pe. Nelson, ao comentar que não devemos nos render ao consumismo, nem a alegria superficial, mas celebrar a verdadeira alegria com a chegada do Salvador.
*
Busca do sonho
Vanderci,45 anos, não tem moradia fixa e vende balas no semáforo para ganhar o pão de cada dia. Desempregada, ela não tem profissão, mas gosta de cantar. É fã de artistas do rock como Phil Collins, Tina Turner, Scorpions e Iron Maiden. Busca forças para conquistar o sonho. “A vida não está fácil, mas quem sabe um dia eu seja iluminada”, pensa, enquanto faz as unhas das mãos e dos pés. “Sou vaidosa”, admite.
*
Conscientização
Muitos dos participantes deste encontro também estiveram na 3ª edição do Dia Mundial dos Pobres. “Independente de religião, aviso os amigos sempre que estão precisando de uma voz espiritual e alimento”, conta o aposentado Sérgio Alves da Silva, 70 anos. “O ser humano tem condições de ajudar o próximo o ano inteiro. Tem gente que junta roupas, joga alimentos fora. E esse evento de hoje é um exemplo de como ter compaixão com os mais necessitados”, complementa Rogério da Silva Areias, 54 anos, que é pintor e está à procura de emprego.
*
Como fazer doações
As doações de alimentos, roupas, calçados, terços e bíblias podem ser realizadas diretamente com os coordenadores nos telefones: 94377-9430 com Rubens e 96159-7612 com Elisa. Ou na própria Paróquia Nossa Senhora da Salete, localizada na Rua das Hortências, 405 – Vila Helena, em Santo André. “A Pastoral pratica mais ações solidárias e orações em comunidade (normalmente em Casas de Acolhida de Jovens ou Idosos). Estamos abertos a todos que se sentem tocados pelo amor ao próximo”, comentam os coordenadores, Rubens e Elisa.