Em sintonia com a abertura do Ano Vocacional, a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) da Diocese de Santo André promoveu no domingo (1º/12), a Tarde de Espiritualidade e Confraternização, na Casa Provincial das Beneditinas da Divina Providência, na Vila Santa Teresa, em Santo André. O momento de reflexão e meditação foi conduzido pelo Pe. Walfrides Praxedes (atualmente emérito na Paróquia Jesus de Nazaré, na Vila São José, em São Bernardo). A Santa Missa também foi celebrada pelo sacerdote. A confraternização aconteceu após o encerramento.
Com sua experiência de décadas de sacerdócio, Pe. Praxedes destacou que 2020 é um ano importante para a Igreja Católica no Grande ABC, de incentivar novos religiosos e novas religiosas para seguirem o caminho do Senhor. “Aqui em nossa diocese é uma necessidade muito grande. O bispo Dom Pedro expressa muito bem isso, quando ele diz que realmente o clero é insuficiente para as dimensões da diocese. Então, vamos fazer todo empenho, rezar e pedir por novas vocações”, afirma.
“A história da diocese é muito bonita. Passei por várias etapas aqui, e agradeço a Deus por ser do clero de Santo André. É uma alegria imensa poder servir aqui. E pedirei a Deus que envie padres generosos que ofereçam a vida pelo povo do Grande ABC”, sugere.
Agradecimento pelos dons
Para a Irmã Erlenir da Silva, da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante, a tarde de espiritualidade é um momento bonito de rezarmos em comunhão com as congregações do Núcleo da CRB. “Após um ano de diversas atividades pararmos para louvarmos a Deus, juntas pelo dom que é a Vida Religiosa Consagrada na Vida da Igreja e voltarmos o nosso olhar para o Coração de Jesus que pulsa constantemente de Amor para conosco”, enfatiza.
Discípulos e missionários
Da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, Gerverson Marcelo de Oliveira foi ordenado diácono em agosto de ano e futuramente sacerdote, no primeiro semestre de 2020. “Estarmos em constante proximidade com a palavra de Deus é o fundamento básico para seguirmos Jesus como seus discípulos e missionários”, sintetiza. “A Tarde de Espiritualidade e Confraternização é um momento em que a Vida Consagrada se reúne para fazer um retiro juntos como Diocese e também confraternizar, agradecer a Deus pelo ano que está findando. O que desejamos alcançar com este momento é o crescimento espiritual e fraterno”, ressalta Irmã Eliene.
Atualmente, a Diocese de Santo André conta com 11 congregações religiosas masculinas e 20 congregações religiosas femininas, bem como ordens, institutos e demais expressões da Vida Religiosa Consagrada.
8º Plano de Pastoral
A iniciativa atende aos itinerários 1, que tem o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante; e o 2, que visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.
Sobre a CRB
Tem como finalidade estatutária promover e animar a Vida Religiosa no Brasil, e coordenar as atividades que visem a este objetivo, por meio de iniciativas de caráter religioso, cultural, assistencial e filantrópico. Para levar a efeito essas finalidades e executar suas programações, a CRB conta com uma organização nacional, com sede em Brasília e 20 Secções Regionais, filiadas à entidade e subdivididas, por sua vez, em Núcleos.