Janeiro normalmente é o mês das férias para muitas pessoas que procuram opções para se divertir, descansar e recarregar as baterias para os desafios do novo ano. E a Diocese de Santo André apresenta algumas dicas para viver o período de uma maneira saudável, em contato com a natureza e as artes, adquirindo conhecimento e promovendo saúde sob as bênçãos de Jesus Cristo.
Vila de Paranapiacaba
Opções não faltam no local para um contato mais próximo com a natureza e um ótimo lugar para descanso, com direito a exposição ‘Natal Anos 30 na Casa da Família Ferroviária’, trilhas, um bom almoço na vila e uma visita à centenária Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba. As visitas à exposição podem ser feitas aos sábados e domingos, das 9h às 17h, até 12 de janeiro de 2020. Ingresso: R$ 3, com direito a visita monitorada. Já a entrada na igreja e os passeios pela vila são gratuitos. Para chegar em Paranapiacaba, basta descer na Estação CPTM de Rio Grande da Serra e embarcar em ônibus rumo à Paranapiacaba ou linhas diretas da Estação Prefeito Saladino de Santo André.
*
Concerto de Verão
Apresentação de obras de compositores da música clássica como Bach, Brahms, Recer e Mendelssohn interpretadas por Carlos Mello (órgão), Roberto Imai (flauta), Joseleno Moura (barítono) e Yasmyn Bonifácio (soprano). Também é possível apreciar a bela arquitetura da Igreja Matriz.
Basílica Menor de São Bernardo do Campo (Rua Padre Lustosa, 292 – Centro – São Bernardo)
Domingo (12/01) – 20h. Entrada gratuita.
Mirante Santo Antônio
Um ponto turístico em Ribeirão Pires para ter uma vista panorâmica de toda a cidade, bem como parte da Represa Billings. Lugar de paz com muitas árvores, bancos e a antiga igreja, que conserva a tradição do local.
Bela Vista, 105 – Bocaina, Ribeirão Pires. Entrada gratuita.
*
Espaço Verde Chico Mendes
O Parque Espaço Verde Chico Mendes tem cerca de 140 mil m² de área no total. Um ótimo para praticar esportes, passear com a família ou simplesmente meditar sobre a vida. Possui sete quadras poliesportivas (futebol, basquete, handebol e vôlei) playground; pistas de Cooper coberta e descoberta; mesas para jogos em geral; quiosques; lanchonete; cafeteria, revistaria e estacionamento.
Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica, São Caetano do Sul. Aberto todos os dias das 6h às 22h.
*
Fábrica de Cultura
Em comemoração a um ano de Fábrica de Cultura Diadema, a equipe do pedagógico invade a sala de exposição para apresentar os trabalhos produzidos durante o ano de 2019 nos cursos oferecidos na Fábrica, além de sessões de cinema, teatro e cursos ao longo de janeiro.
Av. Vereador Gustavo Sonnewend, Neto, 135 – Centro, Diadema. Aberto de terça a sexta, das 9h às 19h; sábado, as 9h às 17h; e domingo das 12h às 17h. Programação gratuita.
*
Museu Barão de Mauá
O Museu Barão de Mauá é patrimônio histórico da cidade. É um bem cultural material tombado pelo CONDEPHATT Estadual. Remanescente do período inicial da ocupação territorial paulista construído no decorrer do século XVIII, o casarão é um importante exemplar bandeirista. Possui rico acervo de fotografias, objetos e documentos, e recebe munícipes e alunos em visitas programadas, além de promover exposições e eventos culturais.
Av. Dr. Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani, Mauá. De terça a sexta, das 9h às 16h. Aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Entrada gratuita.