Diocese de Santo André

O nosso Ano Vocacional Diocesano

Queridos irmãos, no dia primeiro de dezembro, no início de um novo ano litúrgico, o tempo do Advento, abrimos em nossa Igreja Diocesana o ano vocacional. Em 65 anos de história, o Ano Vocacional será um tempo especial para a caminhada de fé de todos os batizados.
Esse projeto evangelizador, que tem como lema: “Acolho Teu chamado”, nasceu como uma resposta do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV) ao nosso Sínodo Diocesano, que culminou nas prioridades pastorais. Ele possui duas linhas de ação. Uma de teor mais provocativo, motivando nossa juventude a ter coragem de se arriscar pela promessa de Deus; e outra com um viés de agradecimento, como sinal de amor e carinho aos que, em nossa Diocese de Santo André, já respondem, com a oferta de suas vidas, à convocação realizada pelo Senhor da Messe.

Queremos despertar novas vocações, sobretudo as sacerdotais, cuidando das que já temos. De maneira concreta, o Ano Vocacional não tem como intenção sobrecarregar nossa estrutura pastoral, que é muito viva e dinâmica nas comunidades. Nos encontros que irão ocorrer em diferentes níveis da Igreja – paroquial, regional, ou diocesano – o Ano Vocacional entrará como sinal de provocação e reflexão, para que todos nós possamos aderir em nossas vidas, como missionários, a uma verdadeira cultura vocacional.

Vale ressaltar que cada região pastoral já começou a acolher um Ícone do Bom Pastor, como uma importante referência cristológica de nossa fé, afirmando que é por Ele, com Ele e Nele que queremos edificar nossas vidas. Ao longo deste período, com um cronograma já estabelecido, teremos a peregrinação deste precioso instrumento vocacional pelas paróquia das dez regiões pastorais. No fim de novembro deste ano, o Festival Vocacional SA se unirá ao Dia Nacional da Juventude, juntamente com todas as nossas pastorais, movimentos e grupos, num grande “Encontrão Diocesano” de encerramento, sinal fraterno e de comunhão deste peregrinar vocacional que nossa Igreja do ABC Paulista terá percorrido.
Para encerrar, como não poderia ser diferente para um animador vocacional, deixo aqui uma pergunta: Você já acolheu o chamado do Senhor na sua vida? Que este tempo propício nos ajude a meditar, em nossas vidas e em nossas paróquias, sobre a vontade de Deus para cada um, para que ela possa ser cumprida com amor, fidelidade e felicidade.
Seja conosco você também um animador vocacional. Cuide do seu padre, reze pelas vocações e incentive os irmãos de sua comunidade, principalmente os jovens, a acolherem o chamado do Senhor.

Jorge Luis Gomes Bonfim
Seminarista Diocesano

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO