Diocese de Santo André

8º Encontrão: Cantar eleva autoestima de Viúvos, Viúvas e Pessoas Sós

Atividade promovida pelo Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar da Paróquia Santíssima Virgem mostra como a cantoterapia pode transformar a vida das pessoas com inúmeros benefícios

“Quem canta seus males espanta”. Já dizia o ditado popular e que foi colocado em prática durante a 8ª edição do Encontrão dos Viúvos, Viúvas e Pessoas Sós, reunindo 110 pessoas na tarde de sábado (15/02), no auditório do Centro Universitário FEI, no Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo.

Promovido pelo Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar da Paróquia Santíssima Virgem, o evento atraiu participantes de todas as regiões pastorais, que presenciaram e se envolveram na apresentação interativa da especialista em programação neurolinguística, Ivone Engelmann, que montou uma programação especial para essa ocasião.

O objetivo foi fazer com que cada pessoa fizesse uma reflexão sobre a sua vida, por meio da cantoterapia, partindo de composições ‘Como Vai Você’, de Roberto Carlos; passando por ‘Epitáfio’, do Titãs; ‘Caçador de Mim’, do 14 Bis; ‘Depende de Nós’, de Ivan Lins; e chegando ao ápice com ‘Tente Outra Vez’ e ‘Metamorfose Ambulante’, ambas de Raul Seixas.

“Essa ação do cérebro de ouvir a sua voz e liberar endorfina é real e fisiológico. Aqui temos resultados concretos. São letras de músicas que muitos vivenciaram em suas vidas, mas não tinham parado para escutar as letras. Ouviram a melodia e quantas mensagens trazidas ao presente. Por isso tivemos a resposta do público, sempre”, afirma Ivone.

Segundo Ivone, o roteiro é montado de forma com que as pessoas façam um exame de consciência sobre qual o real sentido de suas vidas. “Tem meio, começo e fim para que saiam modificadas daqui. A permissão é delas. Quando cantam e liberam endorfina já saem transformadas”, complementa.

Vida longa

“Eu te desejo vidalonga vida / Te desejo a sorte de tudo que é bom / De toda alegria, ter a companhia / Colorindo a estrada em seu mais belo tom”. O trecho da canção de Flávia Wenceslau, interpretada pelo Pe. Fábio de Melo, traduz perfeitamente as superações de Zilá Barbosa Oliveira, 88 anos, viúva há 38 anos – seu marido Antonio Francisco Oliveira faleceu em 1982.

“Precisamos de um tempo para refletir e retomar a alegria de viver. Esse é um encontro que anima as pessoas, que muitas vezes estão com depressão e precisam vencer essa doença”, afirma a mãe da coordenadora do encontro, Marilene Oliveira, ao lado do marido, Abrão Andrade.

Multiplicar ideias

O encontrão foi tão bom que o aposentado Laércio Botelho Lima, 58 anos, que atua na Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo e como ministro da eucaristia, quer levar a experiência para a Paróquia São Pedro Apóstolo, em São Bernardo.

“Certamente vai fazer a diferença na vida de cada um que esteve aqui. Superou muito a minha expectativa. Tinha ouvido falar do encontro, mas nunca participado. O conteúdo da palestra foi excelente, o pessoal bem participativo e vamos pegar algumas ideias desse encontrão para levar a nossa paróquia”, atesta o polivalente paroquiano.

Primeira vez

Profissional da área contábil, a solteira Elza Maria de Souza, 54 anos, sentiu um chamado para participar pela primeira vez da atividade e aprovou a experiência. “É um ânimo para essa vida que vivemos. Muitas vezes não paramos para pensar na gente, queremos viver pelo outro. E a palestrante Ivone trouxe uma reflexão que em primeiro lugar temos que pensar em nós para depois ajudarmos o próximo. Me senti grata em participar deste evento”, afirma a frequentadora da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, no Bairro Cerâmica, em São Caetano.

Tortas e música

O autônomo Marcos Mendes Oliveira, 62 anos, se divide entre a venda de tortas na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo, e o exercício da música em sua vida. Segundo ele, essa mistura tem dado certo.

“A música é o maior dom que nós temos. É o dom que temos de alegrar as pessoas e também de acabar com qualquer problema. Quando estamos cantando e tocando, os problemas desaparecem, não temos nenhum tipo de problema, então, cantar em primeiro lugar é rezar”, ressalta, ao relembrar de artistas que são abençoados por ultrapassar gerações transformando os corações das pessoas.

Trabalho permanente

Na avaliação do casal coordenador do setor de Casos Especiais (Viúvos e Pessoas Sós) da Paróquia Santíssima Virgem, Marilene Oliveira e Abrão Andrade, esse encontrão foi mais uma demonstração do fortalecimento da amizade e da conquista de mais pessoas para o grupo.

“Esse trabalho é o início para cada mês trabalharmos junto a essas senhoras, conforme passa o tempo vai existindo a amizade e começam a sentir confiança e o apoio. Nesse encontro teve uma senhora que pediu ajuda para seu filho que está na cama com depressão. Por isso, trabalhamos para que as famílias voltem a ter harmonia, saúde e buscar uma solução. Observo que muitas pessoas estão voltando a frequentar as missas. Esse é um trabalho de resgate, também. Faz parte de nossa vida. Eles se tornaram uma família de coração”, relata o casal.

Como participar

A Pastoral Familiar da Paróquia Santíssima Virgem (Avenida Índico, 583 – Jardim do Mar – SBC) também oferece acompanhamento aos viúvos, viúvas e pessoas sós que, por ventura, apresentarem quadro de depressão ou falta de perspectiva da vida, com a indicação de especialistas e orientação espiritual com religiosos.

Para mais informações sobre como participar das palestras e reuniões mensais do Setor Viúvos e Pessoas Sós da Pastoral Familiar, basta entrar em contato pelos telefones: (11) 4330-4289, (11) 98712-1818 ou (11) 98770-4932. Falar com Marilene ou Abrão.

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração