A Coordenação de Pastoral da Diocese de Santo André realizou a primeira reunião de 2020 na manhã de sexta-feira (07/02), no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense. Esse encontro teve como objetivo destacar as atividades do calendário diocesano e projetar iniciativas ao longo do ano.Participaram o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral Pe. Joel Nery; a secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; a secretária assistente do Centro de Pastoral, Mariana Galhazi; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; e o coordenador da Região Pastoral São Caetano, Pe. Luis Carlos Francisco.
Após a oração inicial e uma breve palavra de Dom Pedro, os integrantes presentes ao encontro aprofundaram alguns assuntos importantes previstos pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, para mobilização de todas as dez regiões pastorais e encaminhamentos práticos em 2020. “O propósito é sempre trabalhar no sentido de priorizar a comunhão diocesana. Buscar sempre valorizar essa proposta do que acontece nas regiões em unidade, a fim de que a diocese tenha um rosto único, mesmo as ações regionais e paroquiais”, aponta Pe. Joel Nery.
Assembleia do Vicariato
Entre os tópicos elencados, três mereceram destaque durante a reunião. Um deles é a preparação para a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato para a Caridade Social, agendada para o dia 30 de maio de 2020, a partir das 7h30, no Auditório da Cúria Diocesana. “Essa instância colegial e deliberativa será decisiva para eleger o primeiro Conselho Diocesano do Vicariato para a Caridade Social, bem como aprofundar os objetivos da assembleia, como a apresentação da identidade, missão e estrutura do Vicariato; debater as urgências sociais enfrentadas pela diocese; e fortalecer o sentimento de pertença e ações em sintonia com as prioridades elencadas pelo Sínodo Diocesano”, adianta Pe. Ryan.
Projeto Samaritanos
Outro ponto de pauta é a retomada do Projeto Samaritanos, curso responsável pela formação de aproximadamente mil leigos e leigas das 106 paróquias da Diocese durante o segundo semestre de 2019, com foco nas medidas de segurança, prevenção de incêndios e atuação nos primeiros socorros aos fiéis. “Temos a proposta de se criar uma ação permanente, com uma equipe maior de assessores e formadores, principalmente profissionais da área da segurança do trabalho e bombeiros civis, a fim de prosseguir a formação nas paróquias”, constata Pe. Joel, ao indicar a continuidade do projeto para esse ano.
Assessorias das pastorais
Outro tema debatido foi o relacionamento e entrosamento entre as assessorias das pastorais diocesanas e regionais, objetivando o diálogo para maior comunhão e integração entre os padres e leigos. “Buscar essa sintonia entre os coordenadores e assessores, entre os que ficam responsáveis nas regiões com os diocesanos, tanto os sacerdotes como os leigos, visando sempre a harmonia para uma Igreja cada vez mais humana e próxima do povo”, elucida Pe. Joel.
Demais pautas
Assuntos como a futura implantação da Pastoral da Escuta, a veiculação do Programa Verbum, a produção da Comissão Teológica, a proposta da Comissão de Iniciação a Vida Cristã, a Formação sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2022) e a participação da diocese no Congresso Eucarístico 2020 também estiveram em pauta.