Diocese de Santo André

Oficinas de Oração e Vida abre inscrições para turmas 2020

O movimento eclesial católico Oficinas de Oração e Vida (TOV) está com inscrições abertas para as novas turmas do primeiro semestre de 2020. O novo ciclo começará formalmente a partir do próximo domingo (1º/03), mas é possível realizar a inscrição nas primeiras semanas do mês. O público-alvo é todo fiel da Igreja e mais qualquer outra pessoa de fora da Igreja que busque a Deus, mesmo sem saber.

Mais informações sobre como participar das Oficinas de Oração e Vida: Telefone: (11) 4425-4136/ 94196-3034 (falar com o coordenador diocesano Tito), pelo e-mail: oficinasdeoracao@diocesesa.org.br e ainda pelos sites www.tovbrasil.com.br e www.tovpil.org .

Dias e horários

Os dias e horários das Oficinas são os mais variados possíveis e estão publicados no portal www.tovbrasil.com.br  , no item ‘Oficinas de Oração e Vida pelo Brasil’.  Da mesma forma, o leitor saberá o endereço mais próximo de seu interesse ao consultar a referida página e nesta reportagem, conforme as tabelas abaixo.

O conteúdo das Oficinas que não seja para os adultos é flexível e normalmente ajustado de acordo com a demanda.

Diz o comunicado das Oficinas: “Irmão, tu nunca vais desejar o que não conheces. Se queres desejar Aquele que é a fonte da vida, a Oficina tem meios, apenas no campo da natureza, e não no da graça, que podem te ajudar neste propósito de santidade. Ela faz com que o humano e o divino andem de mãos dadas, tal como uma criança guiada e amada pelo Pai”.

Modalidades de Oficinas

As Oficinas acontecerão nas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, em seis dos sete municípios do Grande ABC, nas modalidades de adultos, jovens e crianças. A Associação de leigos das Oficinas oferece aos que tem fome de Deus as modalidades para adultos e jovens (na faixa etária entre 18 e 25 anos).

Adicionalmente para crianças (nas faixas etárias entre 7 e 9 anos; 9 anos a 12 anos), a fim de que elas comecem a ser introduzidas na vida de oração, de tal forma que venham a assumir Jesus como sendo seu melhor amigo. As Oficinas para adolescentes (faixa etária aproximada entre 12 e 18 anos) serão aplicadas sobre demanda.

Atuação na Diocese

As Oficinas de Oração e Vida completam 36 anos em 2020. Atualmente, cinco equipes e 89 guias atuam no Grande ABC, sendo que 500 pessoas são evangelizadas por semestre, segundo consta no documento do Sínodo Diocesano. Uma das referências e grandes incentivadores das Oficinas na região foi Dom Cláudio Hummes, que atuou como bispo da Diocese de Santo André durante duas décadas (1975-1996).

As oficinas são uma nova forma de evangelização, uma apresentação mais vibrante e ativa de Jesus, com uma maior adaptação às necessidades da sociedade atual e ao que as pessoas necessitam.

Histórico

Fundada pelo frei espanhol Ignácio Larrañaga (1928-2013) em 1984, as Oficinas de Oração e Vida é um movimento eclesial católico, que começou com os encontros e experiências com Deus, sendo reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 04 de outubro de 2002, com cerca de 18 mil guias atuando em 44 países e 12 idiomas. Anualmente, cerca de 200 mil participam dos encontros.

“O índice mais alto de maturidade humana é a capacidade de amar sem ser amado”, dizia frei Ignácio Larrañaga.

 

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus