Vicariato para a Caridade Social apresenta ações em tempos de pandemia

Diante do avanço da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, em solo brasileiro, a equipe de trabalho do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André esteve reunida virtualmente pela internet na tarde de quinta-feira (26/03) para definir as próximas ações frente à realidade enfrentada pela sociedade e o impacto imediato sobre a população mais vulnerável, principalmente as pessoas em situação de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos e idosos.

Interatividade

Neste sábado (28/03), às 15h, o Vicariato Episcopal para Caridade Social realizará uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Santo André com o objetivo de apresentar as propostas, que tiveram aprovação do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, voltada aos agentes de pastoral e todos os interessados em contribuir com esse instrumento de amor ao próximo.

Acesse e participe

Apresentação das propostas
Durante a conversa com nove integrantes (Paula, Douglas, Gabriele, Andréia, Eduardo, Valmir, Marcos, José Luiz e Mércia), o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, afirmou que uma das iniciativas é a solicitação ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC para criação de comissão, a nível regional, para a realidade da Assistência Social à população de rua e famílias carentes, a qual o Vicariato poderia participar como membro. O Consórcio engloba as sete cidades da região: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Outra proposta mencionada por Pe. Ryan é a organização de duas campanhas virtuais: uma de arrecadação de mantimentos com a indicação dos pontos de entrega no grupo de WhatsApp Diocesano “Dia Mundial dos Pobres”, a fim de facilitar a logística de entrega de mantimentos e da identificação das necessidades, através dessa rede de pessoas, que são referências em suas próprias comunidades e tem conhecimento próximo das pessoas e famílias necessitadas.A outra campanha se refere à arrecadação de doações em dinheiro, por meio de uma plataforma de crowdfunding, e direcionar para a conta do Vicariato.

Inscrições abertas

O Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários, grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas. Para efetuar o cadastro é muito fácil. Basta clicar aqui.

O cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas, na paróquia, que realizam esse trabalho individualmente; coordenadores diocesanos de pastorais sociais de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica. Essa é uma das ações visando os preparativos para a realização da 1ª Assembleia Diocesana, agendada para o dia 30 de maio de 2020, mas podendo ser adiada para o segundo semestre, dependendo das orientações em virtude da pandemia do Covid-19.

O que é o Vicariato?

A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos.

“O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke.