Diocese de Santo André

Vicariato para Caridade: saiba como se cadastrar e realizar doações

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Neste período de distanciamento social em razão da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André reforça nesta terça-feira (31/03) os procedimentos de como as pastorais, movimentos e voluntários podem contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos, idosos, entre outros.

Para fazer parte desta rede de solidariedade, o Vicariato para a Caridade Social está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários que queiram ajudar neste momento de dificuldades para muitas famílias. Essa ação é denominada “Anjos da Caridade” e o cadastro pode ser realizado pelo link: https://bit.ly/2UTLEUx .

Para grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas, basta acessar o link e efetuar o preenchimento de dados: http://bit.ly/339SFnH .

Neste segundo caso, o cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas, na paróquia, que realizam esse trabalho individualmente; coordenadores diocesanos de pastorais sociais de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica.

De acordo com o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, além de realizar cadastro, as pessoas já podem fazer a doação de cestas básicas, alimentos, roupas, medicamentos, fraldas descartáveis, produtos de higiene e de limpeza que serão direcionados ao povo mais carente. Como forma de evitar aglomerações, o sacerdote orienta neste momento a se dirigir a algumas das paróquias que estarão realizando a ação nos próximos dias. Confira abaixo:

Paróquia São João Batista (Projeto no Mesmo Barco)

Praça São João Batista, 1 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo

Sistema Drive-Thru – entrega das doações no estacionamento da igreja, na Avenida Caminho do Mar

Domingo (5 de abril), das 8h às 12h e 14h às 18h

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Rua Castro Alves, 781 – Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul

Entrega das doações no portão da igreja ou diretamente do carro

Quinta a Sábado (2 a 4 de abril), das 9h às 11h

Paróquia Sagrada Família

Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago, São Bernardo do Campo

Entrega das doações no portão da igreja ou diretamente do carro

Sábado (4 de abril), das 9h às 12h e das 14h às 17h e Domingo (5 de abril), das 14h às 17h

As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62

Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.

O que é o Vicariato?
A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos.

“O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke. A 1ª Assembleia Diocesana segue agendada para o dia 30 de maio de 2020, podendo ser adiada para o segundo semestre, dependendo das orientações em virtude da pandemia do Covid-19.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO