Neste período de distanciamento social em razão da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André reforça nesta terça-feira (31/03) os procedimentos de como as pastorais, movimentos e voluntários podem contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos, idosos, entre outros.

Para fazer parte desta rede de solidariedade, o Vicariato para a Caridade Social está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários que queiram ajudar neste momento de dificuldades para muitas famílias. Essa ação é denominada “Anjos da Caridade” e o cadastro pode ser realizado pelo link: https://bit.ly/2UTLEUx .

Para grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas, basta acessar o link e efetuar o preenchimento de dados: http://bit.ly/339SFnH .

Neste segundo caso, o cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas, na paróquia, que realizam esse trabalho individualmente; coordenadores diocesanos de pastorais sociais de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica.

De acordo com o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, além de realizar cadastro, as pessoas já podem fazer a doação de cestas básicas, alimentos, roupas, medicamentos, fraldas descartáveis, produtos de higiene e de limpeza que serão direcionados ao povo mais carente. Como forma de evitar aglomerações, o sacerdote orienta neste momento a se dirigir a algumas das paróquias que estarão realizando a ação nos próximos dias. Confira abaixo:

Paróquia São João Batista (Projeto no Mesmo Barco)

Praça São João Batista, 1 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo

Sistema Drive-Thru – entrega das doações no estacionamento da igreja, na Avenida Caminho do Mar

Domingo (5 de abril), das 8h às 12h e 14h às 18h

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Rua Castro Alves, 781 – Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul

Entrega das doações no portão da igreja ou diretamente do carro

Quinta a Sábado (2 a 4 de abril), das 9h às 11h

Paróquia Sagrada Família

Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago, São Bernardo do Campo

Entrega das doações no portão da igreja ou diretamente do carro

Sábado (4 de abril), das 9h às 12h e das 14h às 17h e Domingo (5 de abril), das 14h às 17h

As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62

Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.

O que é o Vicariato?
A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos.

“O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke. A 1ª Assembleia Diocesana segue agendada para o dia 30 de maio de 2020, podendo ser adiada para o segundo semestre, dependendo das orientações em virtude da pandemia do Covid-19.