Encontro com bispos, padres coordenadores diocesanos de pastorais e leigos coordenadores das dioceses e arquidiocese das sub-regiões SP 1 e 2 realizado na manhã de sábado (29/02), no auditório da Cúria Diocesana de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, definiu pela unificação das sub-regiões e a nova estrutura integrada com a criação do Sub-Regional São Paulo. O bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco, será o presidente e o Pe. Joaquim Camargo, da Diocese de Santo Amaro, foi escolhido como secretário.
Esse Sub-Regional São Paulo compõe o Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo organismo congrega todas as 42 dioceses do Estado de São Paulo, que é subdivido por algumas regiões, quase todas coincidindo com aquilo que se chama também de províncias eclesiásticas, que são circunscrições eclesiásticas compostas por uma arquidiocese e outras dioceses sufragâneas, neste caso das dioceses citadas abaixo e da Arquidiocese de São Paulo, a província eclesiástica de São Paulo, como explica o vigário episcopal para a Pastoral da Diocese de Santo André, Pe.Joel Nery.
As dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro e São Miguel Paulista integravam a Sub-Região SP 2, e a Arquidiocese de São Paulo, composta por seis regiões episcopais (Sé, Belém, Ipiranga, Santana, Lapa e Brasilândia), representava a SP 1. Com a aprovação da fusão das duas regiões, as oito dioceses passam a compor juntamente com a arquidiocese, o Sub-Regional São Paulo.
A atividade
Cerca de 130 representantes das oito dioceses e da arquidiocese participaram do encontro, entre eles o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, além de bispos, padres e coordenadores diocesanos de pastorais.
A atividade foi conduzida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que também teve as presenças do presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini; do bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp; do cardeal Dom Cláudio Hummes (que atuou no Grande ABC entre os anos de 1975 e 1996); entre outros.
“Uma das primeiras ações é reunirmos os bispos e os coordenadores diocesanos padres para que possamos apresentar uma primeira proposta de funcionamento do Sub-Regional São Paulo”, Dom João Bosco.
Campanha da Fraternidade
Após a recepção com o café organizado pela diocese anfitriã, a animação musical e a abertura dos trabalhos com uma breve fala de Dom Odilo sobre a exortação apostólica do Papa Francisco “Querida Amazônia”, o Pe. Antônio Carlos Frizzo, da Diocese de Guarulhos e assessor da CF do Regional Sul 1 da CNBB, foi convidado para explanar sobre a importância, relevância e inserção neste período quaresmal do tema da Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele” (Lc. 10,33-34).
“Nessa palestra tivemos as preocupações metodológicas em destacarmos o espírito de comunhão, a missão multiplicadora, as chaves de leitura e os pontos de desdobramento”, aponta Pe. Frizzo.
Depois do intervalo, os participantes se dividiram em grupos para avaliar a integração das assessorias e coordenações das duas sub-regiões, a fim de definir os próximos das novas coordenações da Sub-Região Pastoral SP.
A Oração do Angelus encerrou o encontro.