Diocese de Santo André

Movimento da Cultura da Misericórdia completa 15 anos na Diocese

Em tempos de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a Festa da Divina Misericórdia, celebrada sempre no segundo domingo da Páscoa, que comemoraria os 15 anos de existência do Movimento da Cultura da Misericórdia na Diocese de Santo André, acontecerá neste momento apenas pelas redes sociais, por meio das orações das famílias em suas casas.

Para recordar a data, o diretor espiritual diocesano do MCM, Pe. Fernando Valladares (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Alves Dias – SBC) tem mobilizado a participação dos membros, por meio da transmissão da Novena da Misericórdia pelo YouTube com participação dos devotos da Misericórdia, que acontece todos os dias, às 15h. Quem quiser participar pode enviar a frase “Eu quero rezar a Novena da Divina Misericórdia”, para o WhatsApp: (11) 98494-9001.

No dia 19 de abril, também às 15h, será realizado o momento de oração em Ação de Graças por uma década e meia de história do MCM na Diocese. Acesse o link para acompanhar as transmissões diárias.

 

História e participação
A missa com a presença de fiéis será celebrada futuramente, ainda sem data definida, de acordo com os protocolos de segurança e orientações das autoridades governamentais e da área da Saúde, após a garantia da realização de eventos com público. A coordenadora diocesana do MCM, Maria Ivanilde Sampaio, conversou com a reportagem da Diocese de Santo André para destacar a história do movimento no Grande ABC:

Neste período de isolamento social, como o MCM se prepara para relembrar uma década e meia de atuação na Diocese?

O Movimento da Cultura da Misericórdia realizou a sua primeira atividade diocesana no dia 3 de abril de 2005. Vamos celebrar a Festa da Misericórdia Divina (19/04/2020), mas em casa. Desde a última sexta-feira (10/04/2020), os membros do movimento participam da Novena da Misericórdia Divina (Novena editada por Jesus a Santa Faustina – conf. Diário de Santa Faustina No. 1209-1229) em preparação a Festa da Misericórdia Divina, mas cada um em suas casas.

Qual a importância do Movimento da Cultura da Misericórdia nos tempos atuais?

Ser um grupo de pessoas na Igreja e no mundo que implora a Misericórdia de Deus. Pois, todos nós necessitamos dessa misericórdia. Nos tempos que vivemos, mais do que nunca esse Apostolado é necessário para implorar a Misericórdia para todos. De exortar a todos a confiar na Misericórdia; de praticar obras de misericórdia.

Diante disso, através da tríplice forma de praticar a Misericórdia que é: a Palavra, Oração e Ação, que possamos promover uma Cultura da Misericórdia.

E quais os objetivos da atuação do MCM?

Primeiramente está relacionado com a importância do MCM que acabamos de citar.  Não podemos desviar do para quê o MCM existe. Depois, é fazer com que a Mensagem da Misericórdia seja conhecida por todos.

Na Diocese de Santo André temos equipes do MCM em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá.

Como as pessoas podem participar do MCM?

Para quem quer conhecer mais o MCM e quer saber como fazer para ser um membro do MCM deve procurar falar, neste momento de isolamento, com Maria Ivanilde através dos seguintes contatos: (11) 98867-7249 (WhatsApp)/ (11) 4472-7808 (fixo).

Após o isolamento, voltaremos a atender nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 15h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça do Carmo, s/nº – Centro – Santo André – SP.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão