Apostolado da Oração vê internet como aliada para fortalecer a fé

O Apostolado da Oração da Diocese de Santo André tem seguido fielmente todos os cuidados necessários para evitar a proliferação da Covid-19, a doença que provoca o novo coronavírus, uma vez que seus membros adotando o isolamento social e se adaptando também aos momentos de reflexão, meditação e devoção ao Sagrado Coração de Jesus, têm utilizado a internet como uma das principais aliadas nesta quarentena.

Como conta uma das coordenadoras da Rede Mundial de Oração do Papa na Diocese, Maria José de Jesus, que afirma durante a primeira sexta-feira deste mês, membros das dez regiões pastorais foram convidadas a participarem da Santa Missa presidida pelo diretor nacional do Apostolado da Oração, Pe. Eliomar Ribeiro, acompanhada por cerca de mil pessoas online, e meditarem sobre a intenção do Papa Francisco para maio, que trata da vocação dos diáconos.

Evangelização e tecnologia

Durante a quarentena, o Apostolado Da Oração mantém seus momentos de oração, adoração e oferecimento diário, procurando viver esse tempo de intimidade com o Coração de Jesus, nos três períodos do dia. “Com a tecnologia, católicos passaram a escrever as intenções, como pedidos de intercessão pela saúde, nos comentários das transmissões. Eu mesma dou muita importância à utilização das mídias digitais Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros como meio de evangelização e fortalecimento da fé nesse período”, analisa Maria José, que adota o lema “separados pelas mãos e unidos pela oração” nestes tempos difíceis de distanciamento e reuniões sem a presença de fiéis.

Criatividade e união

De acordo com a dirigente diocesana, essa pandemia trouxe para a igreja a necessidade de se modernizar e usar da criatividade para que, através das mídias sociais, as informações do movimento cheguem aos corações das famílias

“É reconfortante saber que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, e diante da impossibilidade de irmos às igrejas de nossas comunidades, muitos seguem trabalhando, ou melhor, servindo e contribuindo para que a Palavra de Deus continue chegando aos fiéis”, relata Maria José. Também coordenadora diocesana do Apostolado da Oração, Gracia Fernandes também cumpre o isolamento social com disciplina e orienta para que todos os membros participem das atividades de suas casas. “Neste período tenho me comunicado o diretor nacional Pe. Eliomar Ribeiro e informo para os grupos da Diocese, os horários das missas, a reza do terço e até palestras. Também rezamos a Hora Santa e participamos da Bênção do Santíssimo no dia 1º de maio, na primeira sexta-feira do mês”, informa. “O momento é de se unir e orar juntamente com as meninas do Apostolado na Diocese para que essa pandemia passe o mais rápido possível”, conclama.

Como participar

O diretor espiritual do Apostolado da Oração na Diocese de Santo André é o Pe. Vinícius Ferreira Afonso. Mais informações sobre como participar da Rede Mundial de Oração do Papa com Maria José: 99259-7996 e Gracia Fernandes: 97338-8270.