Abertura da Semana de Comunicação indica caminho das boas histórias

A IV Semana Diocesana de Comunicação teve início neste domingo (24/05) com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Cipollini e a palestra – “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história – proferida pelo seminarista Gustavo Laureano.

O primeiro Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado por São Paulo VI, em 1967 e se tornou costume que os papas enviassem uma mensagem por ocasião deste dia.

Neste ano, o Papa Francisco destaca na sua mensagem o tema da narração, como a possibilidade de contar boas histórias, sempre com a verdade que brota do Evangelho. As narrativas, nas mais diversas formas – romances, fábulas, filmes – sempre apresentam os seus heróis, inclusive no cotidiano que vivemos, onde vemos histórias que cheiram a Evangelho, que sabem incorporar a mensagem de Cristo no seu dia-a-dia, onde a vida se faz história.

De acordo com Gustavo, como exemplo de narração, o sumo pontífice nos apresenta as Sagradas Escrituras, a grande narrativa que conta a história de amor de Deus pela humanidade e a nossa resposta diante desse amor.

“No centro, está Jesus, a manifestação plena desse amor, que se doa totalmente para nos dar vida nova. Ele se utiliza da narração, as parábolas, para ensinar de um jeito pedagógico sobre o Pai aos seus discípulos. A história de Jesus e de toda a Bíblia nos renova, pois continuam a manifestar a presença de Deus no nosso meio, fato este que deve ser contado e fixado na memória das futuras gerações (cf. Ex 10,2). Deus se manifesta na nossa história e quer ajudar a escrevê-la, desde que possamos nos abrir à sua ação”, avalia o seminarista do 1º ano de Teologia.

“É um sentimento único de gratidão por estarmos vivendo juntos essa história. De comunicar e estarmos juntos nesta caminhada. Um ajudando o outro para fazer com que a mensagem de Jesus chegue nas casas das pessoas”, complementa a coordenadora da Pascom na Diocese de Santo André, Fernanda Minichello.

Inscrições

O evento organizado pela Pastoral Diocesana da Comunicação prossegue no próximo fim de semana. Para participar da Semana Diocesana de Comunicação preencha corretamente os dados solicitados, pois o inscrito receberá via e-mail, um dia antes de cada transmissão, as informações de como poderá integrar os momentos preparados.

Inscreva-se através do link abaixo:

Confira a programação:
Domingo (31/05) – Horário – 16h
Transmissões online em tempo de pandemia
Palestrante: Fernanda Minichello

Sábado (06/06) – Horário – 18h