Paróquia São Felipe Apóstolo completa 45 anos de história

A Paróquia São Felipe Apóstolo de Mauá celebra 45 anos de fundação nesta quinta-feira (04/06). O templo católico fica localizado na Rua Brasília, 70 – Parque das Américas, na cidade mauaense. O atual pároco é o Pe. Joaquim de Souza, que assumiu a paróquia no dia 25 de julho de 2019.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h, 10h e 19h. Em virtude da pandemia da Covid-19, as celebrações não são realizadas com a presença de fiéis, de acordo com orientação das autoridades civis e sanitárias, bem como prevê o decreto do bispo diocesano. Mais informações na secretaria paroquial: 4514-6122.

Um pouco da história

A Paróquia São Felipe Apóstolo foi criada em 1975 a partir da Comunidade São Felipe Apóstolo, capela da Paróquia Imaculada Conceição, em Mauá. Sob a orientação do Mons. Alexandre V. Arminas a comunidade católica do Pq. das Américas organizou-se com a ajuda do Pe. José Mahon, FC e de um grupo de leigos, liderados pelo Sr. Celso Francisco da Silva, hoje diácono permanente emérito e atuante na alegria de seus 80 anos. As primeiras movimentações para esse movimento se deram no fim da década de 1960, sendo tomadas com fôlego especialmente a partir de 1972.

A paróquia foi criada só com a matriz, recém construída. Nas décadas seguintes, com o inchaço dos seis bairros do território da paróquia, foram criadas outras comunidades: Santa Lídia, Santa Rosa de Lima, Beato Oscar Romero, Santa Luzia, Santíssima Trindade, São Benedito, Santa Cruz e N. S. de Fátima. Ao longo do tempo foram párocos ou administradores Pe. José Mahon, FC, Pe. Angelo Belloso Peña, IEME, Pe. Marival Domingos Pansarello, Pe. Joseph Valdmond Richard, CSC, Pe. Severino Gomes, CSC, Pe. Laurent Roberge, CSC, Pe. Laudeni Ramos Barbosa, CSC, Pe. José Ferreira e Pe. Hamilton Gomes do Nascimento.

Em 15/11/2017, a gigante paróquia São Felipe Apóstolo teve a graça de gerar, junto com a Paróquia São Pedro Apóstolo de Vila Guarani, uma nova paróquia para Mauá, a Paróquia Jesus Bom Pastor, que reúne 3 comunidades de cada paróquia. A partir dessa data, a paróquia São Felipe continua grande e atende seis comunidades (São Felipe Apóstolo, Santa Lídia, Santa Cruz, Beato Oscar Romero, São Benedito e Nossa Senhora de Fátima), nos bairros do Parque das Américas (segundo mais populoso de Mauá), Vila Augusto, Jardim Santa Lídia e Jardim Salgueiro. É uma paróquia viva e dinâmica, com cerca de 100 grupos pastorais com os mais diversos fins. Unindo história, inovação e sonhos, a paróquia São Felipe Apóstolo busca incentivar o cristão católico desses quatro bairros (e do mundo pelas redes sociais) a ter uma fé madura, sólida e alegre, em comunhão com a doutrina da Santa Mãe Igreja, o Santo Padre e o bispo diocesano.

Contamos com a oração e o apoio de todos!

Texto de autoria do Pe. Hamilton Gomes do Nascimento