A Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André, completa 55 anos de fundação nesta quarta-feira (24/06). O templo católico fica localizado na Rua Macaúba, 403 – Bairro Paraíso, na cidade andreense. O atual pároco é o Pe. Vanderlei Nunes, que assumiu a paróquia no dia 22 de julho de 2016.
Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h, 10h30 e 19h. Em virtude da pandemia da Covid-19, as celebrações ainda não são realizadas com a presença de fiéis, de acordo com orientação das autoridades civis e sanitárias, bem como prevê o decreto do bispo diocesano. Mais informações na secretaria paroquial: 4426-8907.
História da Paróquia
Em 24 de junho de 1965, em Decreto de Criação da Paróquia, Dom Jorge Marcos de Oliveira, Bispo Diocesano, anuncia: “havemos por bem criar e canonicamente erigir a nível de Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, no bairro do mesmo nome em Santo André”. Padre Luís Paganini foi nomeado Vigário desta Paróquia e a 05 de dezembro de 1971, o Bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira dá a bênção inaugural à Igreja Matriz Nossa Senhora do Paraíso.
Em 1972, o Padre Luis Paganini se afastou por motivo de doença, mas, mesmo doente, se colocou a serviço da Paróquia, sempre com seu jeito humilde e acolhedor. Padre Fernando Godat, missionário incansável que, durante mais de 10 anos (1972 a 1982), sempre esteve presente na vida da Comunidade. Conseguiu, com uma família da Bélgica, informações e fotos da imagem de Nossa Senhora do Paraíso, da qual foi feita a imagem venerada até hoje.
Com a colaboração de todos que o conheciam e utilizando, sem alarde, as economias que seus familiares e benfeitores europeus, o Padre Fernando construiu a Casa Paroquial, que serviu de moradia para todos os sacerdotes que por aqui passaram. Em 20 de novembro de 1982, faleceu o Padre Fernando Godat.
A partir de março de 1984, assume como Pároco o Padre Djalma Alves dos Santos. Em 07 de outubro de 1984 foi lançada a pedra fundamental da Capela São Francisco de Assis. No ano de 1987, por iniciativa de algumas pessoas e apoio do Pe. Djalma, iniciaram-se as celebrações na Favela Gamboa e, no dia 12 de outubro, nasce a Comunidade Nossa Senhora Aparecida. O Pe. Djalma afastou-se em 1989. Atualmente vive em Casa de Repouso, bastante debilitado.
Em março de 1990, o Padre Humberto Jair Dinatto é nomeado Pároco da Paróquia N. S. do Paraíso, aqui ficando até 1996. Em 04 de novembro de 1994, com a bênção de Dom Claudio Hummes, Bispo Diocesano, foi inaugurada a Capela São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia.
Em dezembro de 1995, Pe. Vanderlei Ribeiro é nomeado Vigário Paroquial e, em 20 de maio de 1998, passa a ser Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. Em 1997, as celebrações da Comunidade N. Senhora Aparecida passaram a ser realizadas na Sede da Organização Social dos moradores e, no dia 12 de outubro, foi implantada a cruz, no local onde seria construída a Capela Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito.
A Comunidade São Vicente de Paulo começou com celebrações na casa de um morador do Jardim Oriental e, logo em seguida, com a ajuda do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, foi construída uma Capela, inaugurada no dia 28 de junho de 1999. A Capela São Vicente de Paulo e Nossa Senhora Rosa Mística.
O Padre Vanderlei Ribeiro permaneceu durante duas décadas na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. No decorrer de todos esses anos, sob seus cuidados e orientações, foram inúmeras as participações da Paróquia na vida da Igreja Universal, como: Tríduo de Preparação para o Novo Milênio, Encontro com o Papa João Paulo II no Encontro com as Famílias no Rio de Janeiro, Visita do Papa Bento VI na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe em Aparecida em maio de 2007; Ano Sacerdotal, Ano Paulino e o Ano da Fé. No ano de 1999, teve início a reforma do templo da Matriz Nossa Senhora do Paraíso, finalizada no ano de 2000, sendo construída a torre, a Capela do Santíssimo e algumas salas. As Capelas também tem passado por reformas em seus templos.
No dia 22 de julho de 2020, Pe. Vanderlei Nunes completará quatro anos à frente da paróquia, que durante 55 anos de história presenciou o surgimento de pastorais e movimentos, bem como a intensa evangelização do povo de Deus.
*Com informações do site da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (https://paraiso.org.br/).