Diocese de Santo André

“Varal Solidário” traz amor e esperança aos prediletos de Deus

“Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar”. Essa passagem do evangelho de Mateus (25:35,36) representa o espírito de solidariedade e atitude cristã, principalmente nestes tempos de pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

E você já imaginou um local cheio de roupas, calçados, agasalhos e peças infantis pelas ruas das cidades, com todos os itens disponibilizados gratuitamente? Pensando nisso, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social elaborou a ação e criou o “Varal Solidário”, uma iniciativa que incentiva as paróquias e voluntários a criarem um espaço externo, com itens de vestuário, em que as pessoas em situação de rua possam retirar os itens ao longo do dia.

Desde a segunda quinzena de maio, algumas paróquias da Diocese de Santo André, como a São Sebastião (Igreja Matriz de Rio Grande da Serra) e a Cristo Operário (Região Santo André – Leste) iniciaram a empreitada em prol das famílias carentes e do povo em situação de vulnerabilidade social.

 

Crie também um Varal Solidário em sua paróquia ou comunidade! 

Entre em contato com o Centro Diocesano de Pastoral: 99981-1233, solicite mais informações e cadastre o local.

Estender as mãos

Participantes do ECC (Encontro de Casais com Cristo) na Paróquia São Sebastião, o casal Donizete Fontes Santos e Ivanilsa Pereira da Silva Fontes Santos coordena a iniciativa no local e conta como surgiu a motivação para a instalação do varal no lado externo da igreja.

“Acredito seja a nossa base familiar. Somos oriundos de famílias humildes, porém, nossos pais sempre olharam por quem precisava, por quem estendia a mão solicitando uma ajuda. Temos a certeza que há muito a fazer e temos a convicção que será uma pequena contribuição em virtude de tudo o que está ocorrendo em nosso meio”, revela Donisete.

“Percebemos junto à Pastoral da Caridade, a necessidade das pessoas quanto a estes itens (roupas, calçados, agasalhos, etc) já que nossa cidade é muito carente e aumentou a demanda consideravelmente diante dessa pandemia”, constata Ivanilsa, ao referendar a importante parceria com o Vicariato.

A ação já arrecadou aproximadamente 700 peças. Cerca de 100 pessoas já foram beneficiadas com a iniciativa, além do direcionamento de doações para instituições de cidade.

A Paróquia São Sebastião está localizada no Largo da Matriz, 40 – Centro, a poucos metros da Estação CPTM de Rio Grande da Serra. As doações de roupas, agasalhos, calçados, alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene podem ser realizadas presencialmente ou pelo sistema drive-thru, em que a pessoa não precisa sair do carro, de terça a sexta feira das 14h as 17h e aos Sábados das 11h as 16h.

Amor ao próximo

Em Santo André, a Paróquia Cristo Operário também é sede do “Varal Solidário”. Um dos organizadores da ação é o membro da Sociedade de São Vicente de Paulo, Odair Sipressi, que além do carisma vicentino, revela que também é “franciscano de carteirinha”. Ele percebeu as dificuldades do povo mais carente durante a quarentena e resolveu encampar a proposta diocesana, na praça localizada ao lado da igreja.

“Me motivo nas adversidades. Tenho muito amor principalmente por aquelas pessoas que não tem o que comer, nem condições de comprar uma roupa. A necessidade é grande em nossa região e essa atitude demonstra que somente unidos e solidários ao próximo poderemos vencer esse momento de crise”, avalia Odair, ao destacar a parceria com o Vicariato para a Caridade.

“No início da segunda quinzena de maio, o Pe. Jadeilson (José Silva, pároco da Cristo Operário) me procurou e disse que a nossa paróquia sediaria o varal solidário. Desde então reforçamos essa parceria com o Pe. Ryan (Mathew Holke, vigário para a Caridade Social), que através do Vicariato, tem exercido um ótimo papel de como tem de ser a nossa igreja”, recorda.

Diariamente, entre 40 a 50 pessoas comparecem ao local para retirar as peças de roupas e calçados.

A Paróquia Cristo Operário se encontra na Rua Carijós, 1863 – Vila Linda, ao lado da Coop. As doações de roupas, agasalhos, calçados, alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene podem ser realizadas presencialmente ou pelo sistema drive-thru, em que a pessoa não precisa sair do carro, aos sábados, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO