“Varal Solidário” traz amor e esperança aos prediletos de Deus

“Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar”. Essa passagem do evangelho de Mateus (25:35,36) representa o espírito de solidariedade e atitude cristã, principalmente nestes tempos de pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

E você já imaginou um local cheio de roupas, calçados, agasalhos e peças infantis pelas ruas das cidades, com todos os itens disponibilizados gratuitamente? Pensando nisso, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social elaborou a ação e criou o “Varal Solidário”, uma iniciativa que incentiva as paróquias e voluntários a criarem um espaço externo, com itens de vestuário, em que as pessoas em situação de rua possam retirar os itens ao longo do dia.

Desde a segunda quinzena de maio, algumas paróquias da Diocese de Santo André, como a São Sebastião (Igreja Matriz de Rio Grande da Serra) e a Cristo Operário (Região Santo André – Leste) iniciaram a empreitada em prol das famílias carentes e do povo em situação de vulnerabilidade social.

Crie também um Varal Solidário em sua paróquia ou comunidade!

Entre em contato com o Centro Diocesano de Pastoral: 99981-1233, solicite mais informações e cadastre o local.

Estender as mãos

Participantes do ECC (Encontro de Casais com Cristo) na Paróquia São Sebastião, o casal Donizete Fontes Santos e Ivanilsa Pereira da Silva Fontes Santos coordena a iniciativa no local e conta como surgiu a motivação para a instalação do varal no lado externo da igreja.

“Acredito seja a nossa base familiar. Somos oriundos de famílias humildes, porém, nossos pais sempre olharam por quem precisava, por quem estendia a mão solicitando uma ajuda. Temos a certeza que há muito a fazer e temos a convicção que será uma pequena contribuição em virtude de tudo o que está ocorrendo em nosso meio”, revela Donisete.

“Percebemos junto à Pastoral da Caridade, a necessidade das pessoas quanto a estes itens (roupas, calçados, agasalhos, etc) já que nossa cidade é muito carente e aumentou a demanda consideravelmente diante dessa pandemia”, constata Ivanilsa, ao referendar a importante parceria com o Vicariato.

A ação já arrecadou aproximadamente 700 peças. Cerca de 100 pessoas já foram beneficiadas com a iniciativa, além do direcionamento de doações para instituições de cidade.

A Paróquia São Sebastião está localizada no Largo da Matriz, 40 – Centro, a poucos metros da Estação CPTM de Rio Grande da Serra. As doações de roupas, agasalhos, calçados, alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene podem ser realizadas presencialmente ou pelo sistema drive-thru, em que a pessoa não precisa sair do carro, de terça a sexta feira das 14h as 17h e aos Sábados das 11h as 16h.

Amor ao próximo

Em Santo André, a Paróquia Cristo Operário também é sede do “Varal Solidário”. Um dos organizadores da ação é o membro da Sociedade de São Vicente de Paulo, Odair Sipressi, que além do carisma vicentino, revela que também é “franciscano de carteirinha”. Ele percebeu as dificuldades do povo mais carente durante a quarentena e resolveu encampar a proposta diocesana, na praça localizada ao lado da igreja.

“Me motivo nas adversidades. Tenho muito amor principalmente por aquelas pessoas que não tem o que comer, nem condições de comprar uma roupa. A necessidade é grande em nossa região e essa atitude demonstra que somente unidos e solidários ao próximo poderemos vencer esse momento de crise”, avalia Odair, ao destacar a parceria com o Vicariato para a Caridade.

“No início da segunda quinzena de maio, o Pe. Jadeilson (José Silva, pároco da Cristo Operário) me procurou e disse que a nossa paróquia sediaria o varal solidário. Desde então reforçamos essa parceria com o Pe. Ryan (Mathew Holke, vigário para a Caridade Social), que através do Vicariato, tem exercido um ótimo papel de como tem de ser a nossa igreja”, recorda.

Diariamente, entre 40 a 50 pessoas comparecem ao local para retirar as peças de roupas e calçados.

A Paróquia Cristo Operário se encontra na Rua Carijós, 1863 – Vila Linda, ao lado da Coop. As doações de roupas, agasalhos, calçados, alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene podem ser realizadas presencialmente ou pelo sistema drive-thru, em que a pessoa não precisa sair do carro, aos sábados, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.