II Simpósio Diocesano da Família acontece pelas mídias sociais em agosto

Em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, o II Simpósio Diocesano da Família acontece no dia 15 de agosto (sábado), das 8h às 17h30, apenas pelas mídias sociais Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e Youtube: https://bit.ly/2zHgOqU .

O tema do simpósio é o mesmo da Semana Nacional da Família 2020: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15), que ocorre em todo o país entre os dias 9 e 15 de agosto. A iniciativa atende aos itinerários de oração e formação para a missão do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022).

A abertura oficial da Semana da Família na Diocese de Santo André será realizada dois dias antes, no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20h, com a “Hora Santa Especial para as Famílias transmitida pelas mídias sociais diocesanas, em que mobilizará paróquias e comunidades de todo o Grande ABC unidas em oração pela harmonia familiar e pelo fim da pandemia.

Os sete encontros para a Semana Nacional da Família 2020 são:

1 – Celebração do Dia dos Pais
2 – Amados e Chamados por Deus
3 – Família e Matrimônio
4 – Família e Educação
5 – Hora Santa da Família
6 – Família e Compromisso com a Vida
7 – Eu e minha casa serviremos ao Senhor

A Hora da Família com o subsídio para os encontros está disponível na loja virtual (lojacnpf.org.br) ou no aplicativo Estante Pastoral Familiar. Caso precise do material de divulgação, faça o download aqui: https://bit.ly/2WFK5uX .

Edição online

A coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Claudia Gomes Caliari, afirma que a realização da segunda edição do evento simboliza a união de esforços da “pastoral de conjunto” dos grupos que integram o Setor Família. A atividade também sofreu adaptações para uma versão online, em virtude da não realização de encontros presenciais, sendo algo marcante que aproximará muitas famílias que participarão diretamente de suas casas, inclusive de outras cidades e estados.

“Olhamos para esse simpósio como um meio de levar às famílias tudo aquilo que desejamos verdadeiramente de nossos corações, mesmo que de maneira virtual. Queremos transmitir conhecimento, carinho e partilha, não somente como forma de aprendizado, mas sobretudo como um testemunho de nossa missão nesse tempo tão difícil que estamos vivendo”, sintetiza.

Objetivo do simpósio

Sobre o conteúdo, Claudia indica que o objetivo é apresentar o serviço como uma família com amor, humildade e perseverança, a partir de algo em comum, como a vocação matrimonial.

“É um momento de refletirmos como estamos vivenciando a igreja doméstica. Qual está sendo o nosso momento de defesa da vida. Colocar em prática a Igreja em saída para juntos cumprirmos a nossa missão de batizado”, pondera.

A atividade é organizada pela Pastoral Familiar e contará com a participação de grupos que integram o Setor Família: Equipes de Nossa Senhora, Comunidade Famílias Nova, Defesa da Vida, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão, Movimento para Famílias, Renovação Carismática Católica, MOB (Método de Ovulação Billings), bem como demais grupos, movimentos, pastorais e leigos que estão convidados a acompanharem o encontro.

Confira a programação:

8h às 9h – Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini

9h às 10h – Palestra Espiritualidade, Vida e Família com o bispo referencial pela Defesa da Vida do Regional Sul 1, Dom Eduardo Malaspina

10h15 às 11h15 – Preparação Para a Vida Matrimonial e Itinerário Vivencial com o assessor eclesiástico nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães

11h30 às 12h30 – Palestra Recém-Casados um Grande Desafio com Tatiana e Ronaldo, da Coordenação Nacional do Setor Pós Matrimonial

12h30 às 14h – Pausa para o Almoço

14h às 14h50 – Palestra Dependência Afetiva com o psicanalista e orientador educacional Everaldo Garcia

15h às 15h30 – Terço Dedicado às Famílias com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini

15h40 às 16h30 – Palestra Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor’ com o casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 1, Osmarina e Toninho

16h40 às 17h30 – Palestra A importância da Motivação com o vigário episcopal para a Pastoral, Pe, Joel Nery

17h30 – Encerramento com o assessor diocesano da Pastoral Familiar – Setor Família, Pe. Adenízio Leonardo Miranda