Diocese de Santo André

Em tempos de pandemia, ABC Litúrgico em Casa fortalece igreja doméstica

ABC Litúrgico para Celebração em Casa completa neste mês de agosto, cinco meses da iniciativa que tem como objetivo oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano, mesmo com o retorno gradual das celebrações com presença de público, o formato digital continuará sendo produzido nos próximos meses.

“Ainda temos muitas pessoas que não se sentem seguras para participar das missas ou aquelas que pertencem ao grupo de risco. Esse subsídio é muito bom, principalmente para valorizar a missão da igreja doméstica, que convida os próprios familiares a participar dos momentos da missa”, analisa.

“O ABC Litúrgico é um subsídio completo, que nos ajuda a ter uma espiritualidade mais íntima à Palavra de Deus”, complementa Risocleide Matos, que também atua na coordenação da Comissão Diocesana de Liturgia.

 

Benefícios do material

Para a faturista hospitalar Eliana Rodrigues de Souza, 53 anos, da Paróquia São Felipe Apóstolo (Mauá), o ABC Litúrgico para Celebração em Casa ajuda na preparação para o bom andamento das celebrações eucarísticas que são transmitidas pelas páginas do Facebook e do YouTube.

“Contribui não só para mim, mas também para as equipes de Liturgia da paróquia, bem como para os irmãos que fazem parte de algumas pastorais e que acompanham de suas casas. Nos ajuda a uma maior interiorização da Palavra de Deus e a mensagem que nos traz”, sintetiza.

 

Igreja doméstica

Na opinião da autônoma Maria Cristina Cunha, 61 anos, a participação nas missas pelos meios de comunicação representa um momento especial da igreja doméstica, que fica ainda mais completa tendo nas mãos o ABC Litúrgico.

“Preparo todo o ambiente físico e espiritual para criar um clima de oração e utilizo o subsídio que a Diocese preparou com todo o carinho, que é o ABC Litúrgico. Posso acompanhar pelo celular ou mesmo imprimir, o que contribui muito para acompanhar toda a Liturgia e toda a celebração que culmina com a Eucaristia”, revela a paroquiana da Paróquia Santa Rita de Cássia (Santo André – Centro).

 

Redes sociais

Já a aposentada Josemeire Casagrande Battistini, 54 anos, da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha (Diadema), faz questão de acompanhar as missas pelas redes sociais nestes tempos difíceis de pandemia, utilizando o ABC Litúrgico pela tela do celular.

“O folheto que há anos nos auxilia nas missas presenciais, continua agora nos auxiliando a vivenciamos a igreja doméstica. Sem dúvidas, o ABC Litúrgico para Celebração em Casa foi uma ótima iniciativa de nossa Diocese”, aprova.

Acesse o roteiro

Neste 18º Domingo do Tempo Comum (02/08), a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem assiste as missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:

 

Baixe o roteiro para a celebração neste link:

Onde assistir?

As missas podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por mais de 90 paróquias do Grande ABC.

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja