O Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André completou setes meses de criação no dia 30 de junho de 2020. Em tempos de pandemia da Covid-19, a solidariedade venceu as barreiras do distanciamento social e trouxe esperança para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social no Grande ABC.
Durante os dois últimos meses, a ação solidária realizada em 12 paróquias polos de arrecadação e na Cúria Diocesana recebeu a doação de mais de 20 toneladas de alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal, que originaram a entrega de centenas de cestas básicas para a população carente.
Além disso, o Vicariato tem atuado no apoio às demandas de cada região pastoral, como ajuda no aluguel, conta de água, luz, medicamentos, atendimento médico, cama hospitalar, colchões especiais, itens de primeiros socorros, seringas, luvas, máscaras, álcool gel, leites especiais, enxovais, assistência à gestantes e mistura para marmitex (carnes e legumes).
As ações do Vicariato também estão em sintonia com a iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Cáritas Brasileira, “É Tempo de Cuidar”, Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil para enfrentar a pandemia de coronavírus, que já arrecadou quase duas mil toneladas de alimentos em todo o país.
Mobilização
De acordo com o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, as comunidades e os padres das dez regiões pastorais têm se utilizado da criatividade para manter regularmente as doações, seja por meio de lives como o projeto Cantando a Esperança, seja com caminhões de som pedindo para que as pessoas levem 1 kg de alimento nas paróquias.
“Cada doação é importante. Pedimos que as pessoas não parem de doar, não se cansem de serem solidárias. Porque essa solidariedade é que permite a gente continuar o nosso trabalho”, enfatiza.
Nesta matéria você conhecerá como cadastrar grupos, pastorais ou movimentos; se tornar voluntário do Vicariato e realizar as doações por meio dos pontos de arrecadação drive-thru. Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.
Cadastros de grupos, pastorais e movimentos
Em relação ao levantamento de informações, Pe. Ryan solicita que as paróquias identifiquem os grupos de trabalho social para que efetuem o cadastro das iniciativas e comuniquem ao Vicariato.
“Se você tem um grupo e ainda não se cadastrou, faça o cadastro e responda a nossa pesquisa. Se conhece outro grupo que faz esse trabalho apresente para nós e entre em contato para tomarmos conhecimento da realidade paroquial”, avisa.
O levantamento atualizado neste início de julho contabiliza 78 grupos, movimentos e pastorais.
Cadastro dos Anjos da Caridade
No que tange à logística para os deslocamentos até as famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Vicariato também dispõe de uma ação denominada Anjos da Caridade (cadastro pode ser realizado pelo link), que são pessoas que podem ajudar de alguma forma.
“Precisamos de voluntários que possam buscar as doações nos pontos de arrecadação e levá-las para as pessoas que não estão saindo de casa, pois muitas estão precisando com urgência”, enfatiza.
A iniciativa conta com 39 membros cadastrados que, por meio do grupo de WhatsApp, fazem essa articulação do trabalho entre quem precisa e quem quer doar, captam recursos e muitas vezes até fazem a entrega.
As famílias são atendidas emergencialmente pelos Anjos e encaminhada às suas respectivas paróquias para cadastro e acompanhamento por parte da paróquia de origem.
Pontos de arrecadação (Drive-thru)
SANTO ANDRÉ
Cúria Diocesana de Santo André
Praça do Carmo, 36 – Centro
Segunda a sábado, das 8h às 17h
Paróquia Nossa Senhora da Salete
Rua das Hortências, 405 – Vila Helena
Terça a sexta, das 8h30 às 11h30
Santuário Senhor do Bonfim
Rua Suíça, 1050 – Parque das Nações
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Paróquia São José Operário
Rua Kowarick, 465 – Jardim Bela Vista
Segunda, terça, quinta, sexta e sábado, das 9h às 12h, e das 13h às 18h
SÃO BERNARDO
Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar
Todos os dias, das 8h às 13h
Paróquia Sagrada Família
Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago
Sábado, das 9h às 12h
Paróquia Santa Teresinha
Rua Antônio Simionato, s/n – Santa Terezinha
Todos os dias, das 9h às 16h
MAUÁ
Paróquia Matriz Imaculada Conceição
Praça Monsenhor Alexandre V.Arminas, 01 – Bairro Matriz
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h
DIADEMA
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Praça Bom Jesus de Piraporinha, 118 – Piraporinha
Segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Sede da Sociedade de São Vicente de Paulo
Rua Sebastião Ferreira Leite, 205 – Centro – próximo ao Poupa Tempo
Sábado, das 9h às 13h
SÃO CAETANO
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona
Terça a sábado, das 9h às 14h
RIBEIRÃO PIRES
Paróquia Matriz São José
Avenida Santo André, 110 – Centro Alto
Segunda a sexta, das 14h às 17h
RIO GRANDE DA SERRA
Paróquia Matriz São Sebastião
Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Sábado, das 8h às 11h