Em Santo André, Paróquia São João Batista celebra 55 anos de história

A Paróquia São João Batista, na Região Santo André – Utinga, completa 55 anos de fundação nesta quinta-feira (13/08). A igreja fica localizada na Rua Piracanjuba, 542 – Parque João Ramalho, na cidade andreense. O atual pároco é o Pe. Odair Gonçalves Bezerra, que completa dez anos à frente da paróquia neste ano de 2020.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 8h e às 18h. Mais informações na secretaria paroquial: 4479-8740.

A paróquia conta também com duas comunidades: São José, no Jardim Alzira Franco; e Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Sorocaba.

História da Paróquia

A Paróquia São João Batista, no Parque João Ramalho, em Santo André, foi criada no dia 13 de agosto de 1965, por meio de decreto e em conformidade com o Cânon 1426, do Código de Direito Canônico.

Considerando o crescimento populacional e de grande extensão territorial, a Diocese de Santo André, sabendo da necessidade dos fiéis em busca de sacramentos e assistência espiritual no que tange uma igreja próxima, onde o povo de Deus possa por ali mesmo suprir seus anseios, tanto espiritual quanto social, instala a nova paróquia sujeita à jurisdição de cuidado espiritual do pároco a quem for nomeado pelo bispo local.

Desta forma, o Padre Adriano foi nomeado por Dom Jorge Marcos de Oliveira como novo pároco da Paróquia São João Batista, sendo ele um homem holandês que havia trabalhado com os índios, na Amazônia. No entanto, mais tarde surgem as outras duas comunidades, a São José, inaugurada no ano de 1991, e posteriormente, a Aparecidinha.

Padre Adriano deixou um legado como grande idealizador de um projeto de igreja que não atenda tão somente a necessidade espiritual, mas também o social, tendo em vista que a Paróquia São João Batista era agregada ao Centro Comunitário Lar Menino Jesus, de fato uma igreja sui generis.

Depois veio o Padre Aderbal, que contribuiu muito para o crescimento da igreja e do centro comunitário. Outros padres também contribuíram para a bonita história desta paróquia, alguns como assistentes, outros como administradores e párocos, recordando os padres Pedrinho, José Mahon, Jorge Galdino e Joaquim de Souza. Considerando que esses padres ajudaram muito na unidade, tanto da paróquia quanto no centro comunitário, mais tarde chegaria o Padre Zezé, que atuou na paróquia até 2004. Neste mesmo ano assume o Padre Cristiano, que continua o trabalho de evangelização, por meio da organização dos sacramentos dos setores pastorais e da parte administrativa.

Em 2010, o Padre Odair assume como administrador da Paróquia São João Batista, dando continuidade aos trabalhos do Padre Cristiano. Uma das ações é identificar o nome da paróquia com uma placa, letreiro e uma cruz na entrada principal da igreja. Outra iniciativa é o andamento do projeto para a construção do centro de pastoral, a fim de atender as necessidades e demandas de salas para encontros de evangelização.

Em quase uma década, Padre Odair desenvolveu o perfil de uma igreja pobre para os pobres. Portanto, a Paróquia São João Batista se tornou uma igreja sinodal, em conformidade com as diretrizes do 8º Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Santo André.