A importância do Curso de Libras na Diocese de Santo André

Instituído através da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância das línguas de sinais para a plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, o primeiro Dia Internacional das Línguas de Sinais foi comemorado em 23 de setembro de 2018 como parte da Semana Internacional dos Surdos, que neste ano de 2020 acontece entre os dias 20 e 26 de setembro.

A proposta para essa data foi feita pela Federação Mundial dos Surdos, criada há quase 70 anos e que tem um trabalho voltado para a preservação das línguas, dos signos e da cultura surda como pré-requisitos para a efetivação dos direitos humanos dos surdos.

Iniciativa inclusiva

A Diocese de Santo André, por meio do Setor Inclusão, também realiza uma bela e exemplar iniciativa desde 2018, mais precisamente em março do referido ano, com a implementação do Curso de Libras e Cultura Surda, como parte da ação Diocese Inclusiva, que já teve a participação de mais de 200 pessoas. A formação é aberta para surdos e pessoas interessadas de todas as idades em aprender Língua Brasileira de Sinais. “A ideia é que todas as paróquias tenham representantes formados em Libras. Esse olhar diferenciado em relação à cultura do surdo, a necessidade de se aproximar dos surdos. Isso significa uma nova cultura e sementes plantadas para um olhar inclusivo na Diocese”, reflete uma das coordenadoras diocesanas do Setor de Inclusão, Luísa Maria Tavares Jardim.

De acordo com Mariana Bonotto, também coordenadora diocesana do Setor Inclusão, as aulas têm enfoque tanto em pontos teóricos quanto práticos para os participantes. “Existem alguns pontos teóricos que precisam ser colocados, como a questão da inclusão, de fato, e não da agregação, mas essa questão da vivência, do comunicar com o surdo. Na questão prática é ensinar a gramática de libras na construção da frase, na construção do sentido, com técnicas para visualizar o texto que vai ser traduzido”, revela.

Balanço do curso
No primeiro ano, em 2018, foram totalizadas 60 horas de curso básico, com 31 alunos divididos duas turmas. Em 2019, a iniciativa teve maior adesão, mais que dobrando o número de alunos, com a formação de 75 pessoas distribuídas em três turmas (28 concluindo 66 horas (sábado), 18 concluindo 80 horas (domingo) e 29 concluindo 80 horas (terça)). Mais 14 alunos de duas turmas concluíram o módulo II (8 com 66 horas (sábado) e 6 com 80 horas (terça)). Neste mesmo ano, também foi realizado um curso de férias, em julho, com duas turmas (8 alunos concluindo 15 horas (em dois sábados); e 12 alunos cumprindo 20 horas (durante a semana à noite)). No mês de setembro, duas turmas com 29 alunos concluíram o curso (finalizou 10 com 28 horas (domingo) e 19 com 30 horas (segunda)).
Em fevereiro de 2020, o Curso Intensivo de Libras foi um sucesso com a participação de 39 alunos cumprindo 20 horas.
Em março de 2020, uma turma com 56 alunos começou os estudos de Libras. Porém, com a chegada da pandemia da Covid-19, apenas duas aulas foram realizadas, apesar das tentativas de organizar encontros online. Fica a expectativa para a retomada no futuro, quando a pandemia estiver sob controle e as atividades presenciais retornarem gradativamente.