Regional Sul 1 da CNBB faz chegar 100 mil máscaras aos Estados do Amapá e Pará, que compõem o Norte 2

Em tempo de pandemia do novo coronavírus, muitos gestos de solidariedade foram vistos no país.  O Regional Norte 2, que compreende os estados do Amapá e Pará, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, recebeu no dia 4 deste mês, 100 mil máscaras de tecido reutilizáveis para distribuição à população mais carente da região.

As máscaras fazem parte de um lote de 10 milhões de unidades doadas gratuitamente à população em todo país pelo projeto Heróis Usam Máscaras, coordenado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). Esta ação é decorrente de uma parceria entre o Regional Sul 1 da CNBB e o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). O regional paulista participou na logística, desde a retirada, o transporte e a entrega ao Regional Norte 2.

A secretária do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), Cristiane Araújo ressalta o sentimento de gratidão ao receber as doações: “Ficamos muito gratos com a doação de máscaras advindas do Regional Sul 1, pois mesmo com a diminuição dos índices da doença em nossa Região, nossa realidade geográfica é bastante desigual, com uma população em situação de extrema pobreza, onde muitos não usavam máscaras pelo fato de não ter o dinheiro para comprar. Infelizmente, o número de casos ainda cresce nas comunidades ribeirinhas e na periferia dos centros urbanos. E com este grande número de máscaras doadas, todas as 14 dioceses e prelazias serão contempladas com as doações.  Nossa gratidão ao Regional Sul 1 e a seus benfeitores por essa doação em favor das pessoas mais empobrecidas da Amazônia”, ressaltou.

O secretário do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Luiz Carlos Dias, comentou a importância desta doação: “É gratificante ver nosso regional envolvido em ações que expressam concretamente nossa solicitude com os mais necessitados”.

O secretário executivo do Regional Sul 1, padre Walter Merlugo Júnior também comentou sobre a doação das máscaras: “É uma alegria neste tempo de pandemia poder colaborar e ajudar a quem precisa, estamos felizes, Deus é bom o tempo todo!”, declarou.

Ana Fontes, presidente do IRME, realçou a importância de projetos solidários de cuidado e geradores de renda em toda cadeia para o atual momento: “É um projeto gerador de renda para as pessoas que produzem os tecidos, os insumos, e instituições estão apoiando as costureiras e, ainda, ajuda na ponta quem não tem condições de comprar uma máscara. As pessoas e entidades têm um papel fundamental de apoio nesta pandemia”, disse.
Pelo projeto Heróis usam máscaras, foram confeccionadas 10 milhões de máscaras, por 5 mil costureiras de 20 estados, coordenado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio dos Bancos Bradesco, Itaú e Santander e concebido pelo Instituto BEI por meio de parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: CNBB Regional Sul 1