Diocese de Santo André

A importância das mulheres na Sagrada Escritura

Hoje, mais do que já se ouviu falar na História da humanidade, mulheres estão em constante luta para que a sociedade reconheça seu valor. Por vezes, de forma ideológica, acabam desfigurando a beleza – não exterior – do ser feminino.

Desde o princípio, Deus colocou a mulher numa posição importante, nem abaixo e nem acima do homem, mas no local ideal em que lhe compete.

Como bem conhecemos sobre a história da criação do mundo, Deus que criou o homem para a felicidade, criou também a mulher, a partir de sua costela, para que esta lhe fosse companheira. Vale lembrar que mesmo estando no paraíso, o homem se sentia só, não encontrava “auxiliar que lhe fosse adequada”. Ele, ao contemplar a criação de Deus, neste caso, a mulher, encontrou nela alguém com quem seria capaz de se relacionar, conversar, compreender e ser compreendido. Um ser humano assim como ele, o osso de seus ossos e a carne de sua carne que ajudaria então na missão que Deus lhe havia concedido.

Como auxiliar, Deus não coloca a mulher em posição menos importante, como muitos ainda pensam. Como diz em um artigo sobre o conceito de relações humanas, do site conceito.de: “As relações humanas são primordiais para o desenvolvimento individual e intelectual de cada ser humano”. Portanto, sem a mulher, a relação humana não seria construída. O único ser humano até então não se desenvolveria como humano.

A bíblia nos traz exemplos de figuras femininas que com suas vidas desempenharam papéis importantes e essenciais na História. Entre elas, temos Raabe, prostituta, mulher assim condenada pela sociedade que mesmo em pecado, era portadora de uma grande sensibilidade ao temor a Deus.

No livro de Josué, no capítulo 2, conhecemos a história de Raabe e seu encontro com os filhos de Israel. Dois homens enviados por Josué para espionar a cidade de Jericó entraram em sua casa. O rei, ao saber, manda que Raabe os expulse, pois sabe também que são espiões que vieram para examinar a cidade, ela os esconde no telhado de sua casa e mente ao rei dizendo que eles já haviam partido. Antes de dormir, ela se dirige aos espiões que ainda estão no telhado de sua casa e reconhece todas as maravilhas que Deus havia feito a Israel. Ela diz aos espiões: “Quando ouvimos isso, nosso coração desfaleceu e ninguém mais tem coragem de vos resistir, porque o Senhor, vosso Deus, é o Deus nas alturas dos céus e aqui embaixo na terra” Js 2, 11.

Tendo declarado sua fé em Deus, Raabe intercede por si e por sua família. Ela pede que, assim como utilizou de bondade para com os espiões, eles também o façam quando voltarem para retomar a terra, que poupem suas vidas da morte. Eles aceitam ao seu pedido, voltam e relatam tudo a Josué. Este, quando conquista a cidade murada, pede aos espiões que vão à casa de Raabe e cumpram com a promessa.

Raabe foi um exemplo muito forte de mudança de vida. Pagã e prostituta, intercede por sua família e muda de vida pelo amor e misericórdia de Deus. Assim como ela, muitas mulheres são as figuras femininas em histórias importantes, tanto nos relatos bíblicos, como em nossa sociedade moderna, como é o exemplo da irmã Danuta Campionil, missionária franciscana que atuou em nossa diocese, em especial na região do Grande Alvarenga em São Bernardo do Campo, ajudando crianças e jovens por meio da arte. “Eu acredito que isso é Eucaristia. Isso é ser Jesus no mundo. Eu empresto a minha boca, o meu ouvido, eu empresto as minhas mãos pra ensinar a pintar ou bordar. Eu faço a Eucaristia viva.” dizia a saudosa irmã Danuta que faleceu em setembro de 2010.

Neste 08 de setembro, dia em que a Igreja, no mundo inteiro, celebra a Natividade de Nossa Senhora, modelo perfeito de mulher, queremos relembrar a importância do papel que a mulher representa, seja na sociedade, seja no âmbito familiar. Mas sem estereótipos ou ideologias, apenas com o objetivo de enaltecer a natureza que Deus concedeu a cada uma delas.

* Artigo por Raquel Resende Vitorino

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira